Veja a nota explicativa encaminhada pela Copel para a redação do O Novo Oeste, na íntegra.
A Copel informa que analisou os dados da unidade consumidora apontada pela reportagem do Portal O Novo Oeste, com sede em Cafelândia, Oeste do Paraná, e não há qualquer problema no funcionamento do novo medidor instalado que registrou 47kwh em 09 dias de consumo.
O valor da última conta de luz reflete o consumo real do domicílio, registrado ainda pelo medidor antigo, e que não havia sido cobrado antes porque nos últimos três meses o leiturista havia tido impedimento de visão do sistema de medição.
Desta forma, conforme estabelece a Agência Nacional de Energia Elétrica, estas contas de luz anteriores foram emitidas com base na média de consumo do imóvel.
Na ocasião da troca do medidor, foi possível realizar a leitura real do equipamento que foi retirado da unidade (com foto).
Sendo o consumo total a soma do medidor antigo e o consumo do novo medidor.
A conta traz, inclusive, os valores registrados pelos dois medidores discriminados separadamente, para dar transparência a essa demonstração.
A Copel lembra, ainda, que a instalação de todo o sistema de rede elétrica inteligente terá como reflexo positivo, entre outros benefícios ao consumidor, a transmissão direta da leitura do consumo para as centrais da empresa, sem que haja a necessidade de faturamento pela média por falta de acesso ao sistema de medição pelos profissionais de leitura.