Portal O Novo Oeste - Copacol apresenta melhores produtores de fevereiro com destaque para piscicultora Alessandra
Portal O Novo Oeste
Jonh Deere
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Copacol Supermercados

Copacol apresenta melhores produtores de fevereiro com destaque para piscicultora Alessandra


11/03/2025

Copacol apresenta melhores produtores de fevereiro com destaque para piscicultora Alessandra

A cadeia de produção animal da Copacol é composta pelas atividades de: Aves, Suínos Peixes e Leite, as quais são desenvolvidas em parceria com o cooperado, proporcionando a geração de valor para milhares de famílias no campo e na cidade.

PISCICULTURA

As melhores conversões alimentares obtidas pelos cooperados que atuam no sistema de terminação na piscicultura da Copacol, foram alcançadas pelos cooperados: Alessandra Salamoni Moretti, de Nova Aurora, com um índice de 1,263 Kg, se destacando com o melhor índice de conversão de fevereiro. Na segunda posição, o destaque é a produtora de Cafelândia, Juçara Isabel de Bortoli, com 1,316 Kg, e em terceiro o piscicultor cafelandense, Paulo Cezar Oenning, com 1,317 Kg.

Além do excelente índice de conversão alimentar, Alessandra se destacou com o melhor crescimento diário dos peixes, 4.71 gramas, com rendimento de filé, 38,68%. Também de se levar em consideração, o ciclo do lote, que apenas em seis meses, as tilápias ganharam ponto de abate com um peso médio de 930 gramas, e para consolidar os excelentes índices, a cooperada recebeu valor recorde de R$ 1,94, o maior já pago pela Cooperativa ao terminador de tilápias.

Esses resultados mostram a alta performance da cooperada e da família que se revessam nos manejos diários com os peixes, para isso Alessandra conta com a ajuda do pai Antônio, da mãe Lenir e o do esposo Sidney.

A atuação exemplar de Alessandra, mostra e evidencia cada dia mais a atuação da mulher nos negócios da família. “Estou muito feliz com o resultado que me coloca em destaque, porém os méritos provem de vários fatores: a boa genética dos peixes, a nutrição, a assistência técnica e veterinária que nos orienta sobre os manejos corretos, e aqui na propriedade o envolvimento de todos, os cuidados, o amor pelos peixes, e a atenção de cada um em todas as etapas do processo de terminação, por isso acredito que um bom resultado como esse só é possível com a participação de todos”, conta.

Para ela o resultado ao mesmo tempo em que animador, é desafiador, pois com isso responsabilidade aumenta ainda mais. Segundo a cooperada mais importante que manter, o foco agora é trabalhar para buscar um resultado ainda melhor no próximo lote.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Orientar o produtor e atualizá-lo sobre as práticas de manejos para cada período do lote, é essencial para a obtenção dos melhores resultados. Do início ao fim do ciclo dos peixes nas propriedades dos produtores integrados, a Copacol oferece assistência técnica e veterinária, com informações e orientações que ajudam os produtores nas tomadas de decisões com relação aos manejos que devem ser realizados em todas as fases do processo de terminação, bem como as condições ideias da água.

O extensionista, Ivan Lucas Beliski, que atende a cooperada Alessandra, comemora o bom resultado. “Foi muito gratificante acompanhar de perto a produtora durante o lote, e no final ver a satisfação dela e da família com o resultado, saber que a gente fez parte e que tivemos um bom entendimento, onde a produtora seguiu as orientações, que está sempre atenta a cada detalhe, nos deixa o sentimento de meta superada e missão cumprida”, destaca o extensionista.

AVICULTURA

A avicultura se destaca tanto pelo volume de produção, como nos resultados para Cooperativa e cooperados, e é pioneira entre as atividades de diversificação. Os bons resultados de janeiro se mantiveram também em fevereiro. O IEP (Índice de Eficiência Produtiva), é o principal critério para avaliar o desempenho do produtor no campo. O maior índice de fevereiro foi obtido pelo cooperado de Cafelândia, Genésio Clemente, com 514 pontos. O segundo maior índice foi alcançado pelo produtor de Formosa do Oeste, Mauricio Deliberais, que obteve 508 pontos e fechando o ranking dos melhores, houve empate entre os produtores, Aparecido Antônio Rigobello de Jesuítas e Adeilton Vieira Mota de Formosa do Oeste, com 496 pontos. A médica geral do mês entre todos os cooperados que entregaram frangos à Cooperativa fechou em 433 pontos.

SUINOCULTURA

A atividade suinícola proporciona ao cooperado uma importante fonte de renda na propriedade, onde toda a produção dos integrados à Copacol é processada e comercializada pela Central Frimesa, em Medianeira e Assis Chateaubriand. No mês de fevereiro as maiores pontuações foram obtidas pelos cooperados: Gilmar Oenning, de Cafelândia, que se destacou com expressivos 637 pontos.

Suely Viaro Rodrigues, de Iracema do Oeste , alcançou 635 pontos, com 632 pontos empatados, aparecem os cooperados, Nilson Donizete Aleixo, de Formosa do Oeste, Wagner De Ré, de Nova Aurora e Valdir Roque de Cafelândia. Wagner Augusto Tesolin de Iracema do Oeste e Fábio Faria de Oliveria de Quarto Centenário, empataram com 630 pontos, e fechando o ranking dos melhores do mês, houve um empate entre os cooperados, Daniel Roecker de Nova Aurora e Aguinaldo Edson Rodrigues de Tupãssi, com 627 pontos.

BOVINOCULTURA DE LEITE

Além da suinocultura, a produção leiteira dos cooperados da Copacol também é processada pela Central Frimesa. No mês de fevereiro as médias de produção por vaca e o volume geral produzido no período, foram dos cooperados: Guilherme Arnaldo Hubner de Nova Aurora, que alcançou por animal uma media de 36,52 litros, no geral a produção ficou em 60,561 litros. Anderson Hubner, também de Nova Aurora, obteve média por vaca de 33,23 litros, já a media geral do mês foi de 77.271 litros. Com média por animal de 32,73 litros, aparece o cooperado, Devair Costa de Formosa do Oeste, que no geral obteve um volume de 49.089 litros. Marcio Rodrigo Gambetta de Nova Aurora fechou o mês com média de 32,71 litros por animal, enquanto que a produção mensal foi de 40.820 litros, Armindo Zuck, produtor de Cafelândia produziu por vaca 32,46 litros, com média geral de 74.018 litros, Dealmar Eckstein de Cafelândia por vaca produziu 30,95 litros, no geral 68.703 litros, Adeilson Bonfim dos Santos de Formosa do Oeste alcançou por animal 30,61 litros, já a média geral do mês foi de 71.628 litros e Flávio Tozzo de Cafelândia que obteve por animal média de 26,08 litros, com média geral do mês de 65.497 litros.


Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Corbélia
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
Copacol Supermercados

Notícias Relacionadas