Portal O Novo Oeste - Tecnologia da Copacol impulsiona eficiência e reduz custos da produção de peixes
Portal O Novo Oeste
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Copacol Supermercados

Tecnologia da Copacol impulsiona eficiência e reduz custos da produção de peixes


21/12/2024

Tecnologia da Copacol impulsiona eficiência e reduz custos da produção de peixes

O novo sistema de monitoramento e automação para aquicultura da Copacol, o Tatilfish, desenvolvido pela Constel, empresa de tecnologia e inovação da Cooperativa, com a AgroTatil, especializada em tecnologias para agronegócio, passa a ser implementado por cooperados com o objetivo de aumentar a eficiência, reduzir custos e simplificar o manejo de tilápias.

O cooperado de Cafelândia Atair Balbino, que tem uma produção de 150 mil tilápias por lote, foi o primeiro a adotar a novidade. “Sempre busquei formas de aprimorar minha produção, mas nunca encontrei um sistema que atendesse totalmente às necessidades. Quando a Copacol nos apresentou o Tatilfish, com condições financeiras acessíveis, não perdi tempo e fiz minha solicitação”, comenta. Com o novo sistema, Atair monitora a produção diretamente pelo celular e automatiza os processos de aeração e oxigenação dos tanques. No mês de novembro, o produtor se destacou com a melhor conversão alimentar da Integração, ao obter um índice de 1,34 kg. “Agora tenho mais tranquilidade no dia a dia e consigo melhorar o alto nível de eficiência nos lotes”, destaca.

O Tatilfish automatiza o processo de aeração, reduzindo a necessidade de mão de obra. A novidade foi apresentada aos cooperados em reuniões em Toledo, Nova Aurora e Cafelândia. Com grande aceitação durante os encontros, o sistema começa a ser implementado e vem transformando a rotina nas propriedades rurais. “A Tatilfish é mais uma inovação que reflete o compromisso da Copacol com a evolução do cooperado. O projeto foi bem recebido por todos e vimos um grande interesse dos produtores na aquisição do sistema”, destaca a supervisora de Assistência Técnica de Piscicultura, Juliana Losch.

Conforme o diretor-executivo da Constel, Donizete Diniz, o sistema fará grande diferença aos cooperados. “Essa tecnologia não só cria um ambiente mais favorável para a produção dos peixes, mas também aumenta a produtividade e reduz custos, como o consumo de energia elétrica, por exemplo, pois os equipamentos permanecem ligados só quando necessários. É mais eficiência, segurança e tranquilidade para o dia a dia dos produtores”, afirma.

Piscicultura

Com 276 cooperados integrados, a Copacol consolidou-se como Cooperativa pioneira na Integração de Peixes, tornando-se autossuficiente e líder no abate de tilápias na América do Sul. A Cooperativa possui duas Unidades Industriais, em Nova Aurora e Toledo, que abatem 190 mil tilápias ao dia, e duas Unidades de Produção de Alevinos, em Nova Aurora e Quarto Centenário, que produzem mais de 70 milhões de alevinos ao ano. A Cooperativa busca constantemente por soluções que agreguem aos cooperados e que mantêm o alto nível de qualidade dos produtos.


Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
Prefeitura
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
Copacol Supermercados