Com o propósito de formar novas gerações conscientes sobre sustentabilidade e prevenção ao trabalho infantil, a Copacol desenvolve o Projeto Escola no Campo em parceria com as Secretarias de Educação de dez municípios do Oeste Paranaense. Em 2024, a iniciativa impactou diretamente 1.259 crianças, ampliando o alcance total para 17.276 alunos ao longo das 19 edições realizadas.
O projeto envolve 32 instituições de ensino municipal nas cidades de Cafelândia, Nova Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas, Tupãssi, Formosa do Oeste, Quarto Centenário, Goioerê, Rancho Alegre D’Oeste e Moreira Sales. "Para construir um futuro melhor, precisamos formar cidadãos comprometidos. Projetos como o Escola no Campo têm a missão de ensinar às crianças o cuidado com o meio ambiente e promover qualidade de vida para as próximas gerações", destacou o diretor-presidente da cooperativa, Valter Pitol.
Em Cafelândia, o destaque foi para os alunos da Escola Manoel da Nóbrega, localizada em Central Santa Cruz. A aluna Maria Eduarda Oliveira Moreira venceu o prêmio de melhor frase, enquanto Daniel Cherpinski foi reconhecido pelo melhor desenho. Essas conquistas refletem o compromisso da Educação local, que também foi reconhecida nacionalmente com o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – iniciativa do Ministério da Educação que valoriza práticas exemplares no apoio à alfabetização infantil.
Com uma abordagem que une conscientização ambiental, educação e cidadania, o Projeto Escola no Campo segue transformando a realidade de estudantes e comunidades, inspirando um futuro mais sustentável e justo.