Os professores da rede estadual de Cafelândia convocaram a comunidade na noite desta quinta-feira (7) para esclarecimentos e também buscar apoio na situação de greve que todo os servidores da educação do Paraná se encontra.
A reunião teve como objetivo mostrar para os pais e comunidade, que talvez não tenham acesso as reais informações do que está acontecendo e aconteceu, principalmente no dia da votação em relação ao paranáprevidência, onde aconteceu uma ?Guerra? entre os professores e polícia militar; "Muitas informações não são mencionadas pelas grande mídia, ou atém mesmo camufladas. Assim como em todo o estado, Cafelândia está fazendo a sua parte para buscar os direitos dos servidores da educação", destaca a professores Cleonice Salatesk, que explica mais sobre a situação;
"Estamos com esperança de que o Ministério Público possa intervir pela ilegalidade de mexer na previdência. Outro motivo é que temos duas leis que dão referência a data base de subsidio a reposição salarial e o governo infelizmente disse que não vai dar nenhuma reposição salarial. Também o piso nacional não está sendo cumprido, mesmo o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) ter aumentado em 13 % para o estado, qual não repassou para os professores", ressaltou a professora.
As próximas ações é tentar um diálogo para então buscar um acordo. Nesta quinta-feira a nova secretaria de educação do estado se reuniu com representantes sindicais e garantiu discutir todas as reivindicações.