O marketing no agronegócio é essencial para que as empresas do setor se destaquem em um mercado cada vez mais competitivo. Com o avanço da tecnologia e a globalização, as indústrias do agro precisam adotar estratégias de marketing eficazes para aumentar suas vendas, fortalecer suas marcas e se conectar de maneira significativa com os consumidores.
Implementar um bom plano de marketing pode ajudar as empresas do agronegócio a educar o mercado sobre seus produtos, construir uma imagem sólida e inovadora, e estabelecer relacionamentos duradouros com seus clientes.
O Marketing para Agronegócio tem um pilar principal que é relacionamento com os clientes. Mas esse relacionamento deve ser intencional com estratégia para fortalecer a confiança entre fornecedores e clientes com objetivo de melhorar resultados na entrega e percepção de valor do seu cliente.
Ainda hoje muitas empresas focam diretamente na promoção e venda do seu produto “FOCO NO PRODUTO”, mas a tendência é entregar valor, entender as necessidades do cliente, estar envolvido com os resultados, acompanhamento estratégico e criar um vínculo de credibilidade e relacionamento pessoal “FOCO NO CLIENTE”.
Os clientes não são sensíveis a Preço. Eles são sensíveis ao Valor que lhes é proporcionado.
Existem várias estratégias de marketing para empresas do agronegócio com distintos objetivos desde fortalecimento da marca com ações institucionais até a promoção dos produtos diretamente.
Nos dias de hoje o Marketing digital está cada vez mais presente nas empresas do agro. Na última pesquisa sobre os hábitos do produtor rural, mostrou que 74% dos produtores rurais usam a internet como meio de comunicação, por isso, é uma excelente ferramenta para alcançar seu cliente do agro.
O Marketing digital pode ser através de redes sociais, e nessa categoria a que mais se destaca para marketing do agro e marketing B2B é o LinkedIn com 48% de usuários, contra 28% Facebook, 15% Instagram, 6% Youtube, 2% X e 1% TikTok. Também podemos utilizar blogs, e-mail marketing, newsletters eletrônicos. Isso funciona especialmente bem porque o Brasil é segundo países que mais consome redes sociais no mundo, atrás apenas da índia.
Dentre as ferramentas do marketing digital, uma estratégia que funciona muito bem para o marketing do agro é o marketing de conteúdo que é criar e compartilhar conteúdo relevante e educativo, como artigos, vídeos e webinars, para informar e manter a conexão com seus clientes e atrair novos clientes potenciais.
Outra estratégia são as publicações que desempenham um papel crucial no marketing do agronegócio por várias razões. Elas ajudam a educar o mercado sobre novas tecnologias, práticas de manejo e tendências do setor, o que é fundamental para que os produtores possam adotar inovações que aumentem a produtividade e a sustentabilidade. Além disso, ao publicar artigos, estudos de caso e relatórios, as empresas do agronegócio podem se posicionar como líderes de pensamento e autoridades no setor, aumentando a confiança dos clientes e parceiros comerciais.
Conteúdos bem elaborados geram valor para os leitores, oferecendo informações úteis e relevantes que podem ser aplicadas no dia a dia das operações. Publicações que incluem testemunhos e histórias de sucesso de outros clientes ajudam a construir credibilidade e demonstrar a eficácia dos produtos e serviços oferecidos. Publicações regulares mantêm os clientes e parceiros informados e engajados, fortalecendo o relacionamento e a credibilidade à marca.
Esses fatores mostram como as publicações são uma ferramenta poderosa para o marketing no agronegócio, ajudando a construir uma marca forte e a promover o crescimento sustentável do setor.
Podemos utilizar várias estratégias no marketing do Agro para atrairmos novos clientes, para fortalecer relacionamentos e fidelizar os que já são clientes. Entre elas a realização de Eventos técnicos e/ou empresariais dedicados aos seus clientes é uma forma de fortalecer relacionamento e ao mesmo tempo de promover seus produtos e serviços, soluções e diferenciais, também comunicar a estratégia da empresa e aumentar a exposição da marca. Também a participação e patrocínio de eventos do setor, como Feiras e Congressos é uma forma de alcançar essa exposição da marca e estar próximo aos seus clientes fortalecendo o relacionamento que trará frutos nas vendas.
Outra ação de marketing do agronegócio que traz muito resultado são as viagens técnicas com intuito de levar seus clientes em outras regiões, outros países para que conheçam novas realidades, novas tecnologias, novas formas de alcançar melhores resultados com seu produto.
Viagens técnicas são extremamente importantes para o marketing no agronegócio por várias razões. Elas permitem que os produtores e profissionais do setor conheçam novas tecnologias, práticas inovadoras e tendências de mercado diretamente em campo. Isso não só aumenta o conhecimento técnico, mas também oferece oportunidades para a troca de experiências e networking com outros profissionais do setor.
Além disso, essas viagens ajudam a construir relacionamentos mais fortes com fornecedores e clientes, pois permitem uma interação direta e pessoal. Também funciona muito bem as viagens técnicas com eventos VIP, que podem ser cultural, social ou esportivo. Essas ações de relacionamento podem ser feitas em conjunto ou separadas. Para todas essas estratégias é muito importante as ações de personalização, o tratamento VIP e um atendimento de excelência para que o cliente se encante e crie memórias.
O Relacionamento com o cliente não poderá existir se não tiver um atendimento de excelência. Nenhum de nós gosta de ser mau atendido, quando isso ocorre dificilmente o cliente volta a comprar.
Manter um bom relacionamento com os clientes através de atendimento personalizado, programas de fidelidade e feedback constante é fundamental para termos sucesso nas vendas.
“Os clientes se lembram de um bom atendimento durante muito mais tempo do que recordam do preço” de Kate Zabriskie.
Um bom atendimento ao cliente é importante para a satisfação do cliente, que é o verdadeiro propósito da marca. Um Cliente satisfeito continua comprando, enquanto um insatisfeito não.
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