Cinco pessoas foram presas nesta segunda-feira (21) na Operação Circe da Polícia Federal (PF) contra importação, transporte e comercialização de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai no Paraná.
Segundo a PF, 40 policiais federais cumpriram 13 mandados judiciais, sendo oito de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva.
Uma prisão ocorreu em Palotina, duas em Terra Roxa e uma em Jesuítas, todas no oeste do Paraná e uma em Francisco Alves, noroeste do estado.
Conforme a investigação, o grupo retirava os agrotóxicos proibidos de venda da embalagem original e eles eram reembalados em embalagens de produtos de comércio liberado no país. A intenção dos suspeitos era "ludibriar a fiscalização brasileira", segundo a PF.
Parte dos produtos também era levado para estados como o Mato Grosso e Bahia.
Além dos mandados, também foram cumpridos sequestro de bens móveis e imóveis e bloqueio de contas no valor de até R$ 10 milhões, vinculadas a quatro investigados.
Os investigados devem responder pelos crimes de organização criminosa e importação, comércio e transporte de agrotóxicos "em descumprimento às exigências estabelecidas na legislação pertinente", com penas que podem chegar a 17 anos de prisão, além do crime de lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 10 anos de prisão.
Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as notícias exclusivas:
LINK DO GRUPO NO WHATSAPP
DO O NOVO OESTE 📲👇
https://chat.whatsapp.com/FPfI0x8hps6AzhE5c9fx08
SIGA O INSTAGRAM DO
O NOVO OESTE 💻📱👇
https://instagram.com/onovooeste?igshid=MzRlODBiNW...