Apesar dos desafios que são peculiares em cada atividade de produção animal, os cooperados que atuam nas integrações da Copacol, como aves, suínos, peixes e leite, com muita dedicação e empenho, obtiveram excelentes resultados e se destacaram com bons índices de produtividade no mês de agosto.
Na atividade de suinocultura em que a Copacol conta com a integração de 172 produtores, que atuam na terminação dos animais, a maior pontuação do período foi obtida pelo cooperado de Cafelândia, Leandro Motter Ludovico, com resultado de 645 pontos, seguido pelo produtor, Erno Vogt, também de Cafelândia, com 641 pontos. Na terceira posição do ranking dos melhores, está o suinocultor de Nova Aurora, Rodrigo Grigio, que fechou o mês com 632 pontos. Douglas da Silva de Cafelândia aparece em quarto lugar com 629, e fechando o top 5 dos melhores, está o cooperado de Nova Aurora, Dilson Ferreira de Matos, com 626 pontos.
Dono do melhor resultado do mês agosto, Leandro Ludovico comemora os bons índices zootécnicos. “O resultado é fruto de uma somatória de esforços, mas quero destacar a importância das orientações técnicas, aliada aos manejos do Afonso nosso colaborador, que está diretamente em contato com os animais no dia a dia dentro da granja. A gente segue rigorosamente as orientações técnicas porque sabe que eles estão sempre atualizados e embasados em conhecimento técnico para nos auxiliar na busca por resultados cada vez melhores, e isso ficou comprovado com o ganho que alcançamos em nosso último lote. Seguimos todas as orientações técnicas ao pé da letra, e os resultados vieram, então não tem como não acompanhar”, destaca Leandro, que recebeu o expressivo valor de R$ 56 por cabeça de suínos.
INVESTIMENTOS
A boa performance de Leandro na suinocultura, atividade a qual ela trabalha em família, junto com o pai, Francisco e a mãe Rosalina, e acima de tudo o expressivo resultado do mês de agosto, é motivo de orgulho, e pesando em crescer ainda mais na atividade, os investimentos se concentram na construção de uma nova granja, que já está sendo edificada para abrigar 1,5 mil suínos. “Diante dos bons resultados que estamos colhendo na atual estrutura, e pensando em aumentar nossa renda no sítio, optamos por investir em uma nova granja, com mais tecnologia que além de facilitar a mão de obra, vai nos proporcionar maior rentabilidade aqui na propriedade”, conta motivado o produtor.
AVICULTURA
A Avicultura da Copacol conta com a participação de 768 produtores cooperados, com 1.241 aviários. No Mês de agosto o maior IEP (Índice deficiência Produtiva), foi obtido pelo cooperado de Formosa do Oeste, Vilmar Ranucci do Amaral, que alcançou expressivos 477 pontos. Na sequência vem o cooperado de Nova Aurora, Cezar Extekoeter com 474 pontos e fechando o ranking dos melhores do mês, com a terceira melhor pontuação, está o cooperado, Martinho Arroyo Lópes, de Rancho Alegre Oeste, com 396 pontos. A média geral do mês entre os produtores que entregaram frangos à Copacol foi de 396 pontos.
Em conversão alimentar das aves, o destaque de agosto foi o cooperado, Laerso Trevisoli de Nova Aurora, com 1.519 kg. Neste critério a média geral do mês foi de 1.668 Kg. Já o maior índice de crescimento diário ficou para o cooperado, Joacir Manarin de Nova Aurora, com 81.39 gramas. A média geral do mês foi de 69.84 gramas.
PISCICULTURA
Com a participação de 276 produtores integrados, a piscicultura da Copacol é referência no Brasil, e promove o desenvolvimento das famílias no campo e na cidade. Os melhores resultados do mês de agosto foram obtidos pelos produtores: Anaor de Oliveira Teixeira, de Formosa do Oeste, que obteve a melhor conversão alimentar, com 1.391 Kg. O melhor crescimento diário dos peixes foi do cooperado, Cleito Rodrigo Giacomini, do município de Quatro Pontes, com um resultado de 3.63 gramas, enquanto que o melhor rendimento de filé foi obtido pela cooperada, Ingrid Rener, de Toledo, com 38.09%.
BOVINOULTURA DE LEITE
Com a participação de 103 cooperados, a atividade de Bovinocultura de Leite, apresenta as melhores produtividades obtidas por vaca e o maior volume mensal de leite entregue pelo produtor à Central Frimesa, cooperativa que processa toda a produção da Copacol.
Nesta atividade os destaques foram: Márcio Rodrigo Gambetta, que entregou no mês de agosto à Frimesa o volume de 62.301 litros, com média de 39,41 litros produzidos por vaca, Devair Costa com uma produção mensal de 62. 037, obteve uma média de 35,74 por vaca, Guilherme Arnaldo Hubner com uma produção de 61.158, média de 32,88 litros por animal, Dealmar Ekstein, produziu 76.477, com média de 32,46 por vaca. Anderson Hubner, com produção de 76.656, média 31,70 por animal, Armindo Zuck com produção de 66.546, média 29,81, Adeilson Bonfim dos Santos, com produção de 73.178, média de 28,79 e Flávio Tozzo com produção mensal de 63.631, media por animal de 28,12 litros.
Nesta atividade deve se levar em consideração que o ranking que aponta os melhores do mês é avaliado pela produção por vaca e não pelo volume mensal dos cooperados.