O relatório preliminar sobre as investigações da tragédia do voo 2283, que vitimou 62 pessoas, será divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
A primeira apresentação será realizada somente para os familiares das vítimas do acidente aéreo, às 14h, e depois, às 17h, o reporte preliminar será divulgado à imprensa.
Existe a possibilidade que, neste relatório, talvez já possam aparecer indicativos de qual foi a causa da queda da aeronave em Vinhedo, interior de São Paulo, no dia 9 de agosto.
Os familiares também devem aproveitar a reunião para apresentar questionamentos ao Cenipa. Cerca de 50 pessoas se inscreveram para participar deste encontro.
A Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 2283 preparou um documento que será entregue ao centro de investigações.
Adriana Ibba, que é mãe da pequena Liz e vice-presidente da associação, relata que o relatório explicite como seguirão as investigações para descobrir as causas da tragédia.
"É um relatório preliminar, ele tem um peso administrativo, para demonstrar quais serão as linhas de investigações, quais os órgãos responsáveis competentes que estarão à frente das investigações e, assim, para apontar, lá na frente num relatório final, as causas do acidente", detalha Adriana.
Fátima Albuquerque, que é mãe de Arianne Albuquerque Risso e presidente da associação, comentou que tem preocupações perante ao reporte.
"O que me assustou um pouco das informações é que são apenas recomendações. É um relatório que vai encorpar o processo criminal, vai ser compartilhado com a Polícia Federal", explica Fátima.
O relatório não tem peso judicial, entretanto, as constatações apresentadas poderão ser acrescentadas aos processos criminais.
Fonte: CATVE