Portal O Novo Oeste - Egressos do curso de Agronomia da Univel se destacam em programa de pós-graduação
Portal O Novo Oeste
Jonh Deere
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Cafelândia
Copacol Supermercados

Egressos do curso de Agronomia da Univel se destacam em programa de pós-graduação


22/04/2024

Egressos do curso de Agronomia da Univel se destacam em programa de pós-graduação

Dois egressos do curso de Agronomia da Univel, Fernando Galbiati Machado e André Amorim Bossoni, alcançaram notável sucesso ao serem aprovados em programas de pós-graduação da Unioeste. Cada um com seus objetivos distintos, Fernando se dedica à especialização em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, enquanto André aprofunda seus conhecimentos em Engenharia Agrícola.

Fernando alcançou a quarta posição na lista de colocados, ele foi aluno bolsista integral do programa Prouni na instituição. Desde o início da graduação, atua na indústria. Devido ao contato profissional com o setor industrial e a Agronomia, ele vem buscando recursos para desenvolver-se na área.

O egresso conta que tem expectativa em desenvolver trabalhos relacionados a empregabilidade e políticas públicas na cadeia produtiva agroindustrial.

“A agronomia é um campo muito amplo, o que devemos explorá-la. Entender que o trabalho do engenheiro-agrônomo vai além da porteira, devemos atuar em toda cadeia produtiva, com senso crítico, analítico e sustentável”.

André também iniciou o curso de agronomia por conta da bolsa de 100% no ProUni. E a linha de pesquisa vai ser sobre o desenvolvimento e armazenamento do feijão o . O egresso começou a sua carreira profissional como saqueiro em uma cooperativa e desenvolvia a venda agronômica a campo, de semente e adubo, e depois de dois anos trabalhando no local recebeu uma proposta em outra empresa para ser vendedor de insumos para alimentação e nutrição animal. Na sequência, veio para Cascavel para terminar a graduação, enquanto estava morando aqui, onde fez estágio na área. André comenta que sempre teve vontade de fazer pós-graduação. “A professora Vanessa, coordenadora do curso de agronomia, me falou sobre a pós-graduação aqui da Unioeste. Eu fui conversar com a coordenadora de lá e gostei muito do que foi proposto e do tema proposto”.

O tema proposto para a pesquisa é o desenvolvimento e armazenamento do feijão para descobrir o que proporciona o feijão conseguir ter mais tempo de armazenamento para entregar um produto de qualidade para o produtor final. “Então a problemática disso é que hoje a gente não consegue armazenar muito tempo o feijão em gôndolas ou até nos silos por falta de pesquisa e tecnologia, o que proporciona às vezes um feijão com tegumento mais enrijecido e com maior dificuldade de cozimento e isso faz com que o produto perda a qualidade. A minha pesquisa vai ser voltada nessa área”.

Assim que finalizar a especialização André pretende entrar no programa de doutorado. “Eu tenho vontade de entrar no doutorado, acredito que não vou fazer uma pausa, eu vou sair de um e começar o outro para não perder o embalo e pretendo manter a linha de pesquisa nessa parte de alimentação e produtos que possam ajudar na alimentação básica, principalmente nessa parte de armazenamento”, comenta.

A expectativa de André é crescer profissional e intelectualmente também, e profissionalmente com a docência, além de desenvolver pesquisas e auxiliar o máximo possível dos colegas amigos de profissão.

Segundo o coordenador do curso de Agronomia, João Ramela, a pós-graduação é extremamente importante para os egressos, principalmente devido à especialização. “Hoje, na área agronômica, buscar especialistas está fazendo toda a diferença no quesito rentabilidade. O nosso produtor acaba sofrendo muito com questões climáticas e também com as variações econômicas, o que acaba impactando diretamente na sua renda. Automaticamente, quando você se especializa em uma atividade como é o caso, por exemplo, das culturas de milho e soja, a qual são as mais evidentes na nossa região, a busca por profissionais que também acabam se tornando especialistas extraindo o máximo possível dos fatores, obtendo e convertendo isso em produtividade”.

Mercado de trabalho:

Ainda conforme o coordenador, 90% dos egressos de agronomia estão atuando no mercado. A maioria deles já está devidamente colocada no mercado de trabalho, em diversas áreas, seja como trainee, trabalhando em cooperativas, em pesquisas ou gestão de fazendas. A área da agronomia tem o mercado superaquecido, tanto na região Oeste quanto em outras regiões. O agronegócio é uma das principais atividades da economia brasileira. O engenheiro-agrônomo pode atuar em diversas áreas, por isso não faltam oportunidades nesta área.

Fazenda Escola:

Para as aulas práticas do curso de Agronomia, o Centro Universitário Univel conta com uma área de 17,24 hectares de terra onde foi estruturada a Fazenda Escola, um espaço em meio à natureza com estrutura completa para as aulas práticas dos futuros engenheiros agrônomos. No local, eles aprendem sobre plantios, uso dos maquinários, implementos agrícolas, aplicações, qual defensivo utilizar, quais as doenças e pragas que mais afetam o plantio, situações que interferem no manejo e outros. Nem sempre o que se vê na teoria é simples para ser colocado em prática, por isso a Fazenda Escola proporciona a oportunidade dos alunos vivenciarem a realidade da profissão.


Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as notícias exclusivas:

LINK DO GRUPO NO WHATSAPP

https://chat.whatsapp.com/F8xMCpG8RxvKPNW1lZXIis

SIGA NOSSO INSTA

https://instagram.com/onovooeste?igshid=MzRlODBiNWFlZA==


Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Corbélia
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
Copacol Supermercados