Superando recordes anteriormente registrados, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) encerra o mês como o melhor março dos últimos anos.
Com o resultado alcançado, o primeiro trimestre de 2024 se torna o mais bem-sucedido da série histórica em termos de aberturas de novos mercados para o agronegócio brasileiro.
Os números mensais foram: março com 10 novos mercados em sete países; fevereiro com sete mercados em seis países; e janeiro com nove mercados em cinco países.
Em relação aos números do trimestre, apenas em 2021 se chegou perto do alcançado neste ano, quando foram totalizados 20 mercados em 9 países.
Desde o início do ano, somam-se 26 novos mercados abertos em 18 países, alcançando um total de 104 desde o começo de 2023, período em que iniciou o terceiro mandato do presidente Lula e a gestão do ministro Carlos Fávaro no Mapa.
As aberturas de 2024 já contemplam todos os continentes: África - África do Sul, Botsuana, Egito, Omã e Zâmbia; Ásia - Arábia Saudita, Filipinas, Índia, Paquistão e Singapura; Europa - Grã-Bretanha e Rússia; Oceania - Austrália; e Américas - Canadá, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos e México.
“Mas não queremos parar aí. Seguiremos dialogando com os países para ampliarmos cada vez mais as exportações dos produtos brasileiros”, relata o ministro Fávaro.
Os registros das aberturas não contemplam apenas a venda de produtos tradicionais dos quais o Brasil já é um grande exportador, como carnes e complexo soja, mas de diversos produtos agropecuários, como pescados; sementes; gelatina e colágeno; ovos; produtos de reciclagem animal; açaí em pó; café verde; e embriões e sêmens.
“Abrir um mercado é mais do que simplesmente desbloquear uma nova oportunidade para o agricultor; é abrir uma porta ampla para possibilidades ilimitadas. Estou profundamente convicto de que, através da nossa colaboração e dedicação conjunta, asseguraremos que nossos produtores não apenas se aproximem dessa porta, mas a atravessem com sucesso, expandindo seus horizontes e alcançando novos patamares de sucesso, gerando mais empregos e renda”, destaca Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.
ABPA comemora novos mercados e um dos melhores momentos histórico do setor de exportação de frango
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou o anúncio feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária sobre a abertura do mercado de El Salvador para as importações de carne de frango e de ovos produzidos no Brasil.
O formato de habilitação de unidades exportadoras ainda não foi estabelecido, mas abrirá uma importante oportunidade para ampliar o acesso brasileiro aos mercados continentais da América Central, avalia a ABPA.
“A abertura de El Salvador é um reconhecimento à qualidade e ao serviço sanitário brasileiro, como também um momento favorável para as proteínas de aves e de ovos brasileiros no mercado centro-americano, especialmente diante da possibilidade de construirmos parcerias com um destino que requer novas opções internacionais de fornecimento”, analisa Ricardo Santin, presidente da ABPA.
Com uma população de 6,4 milhões de habitantes, o mercado salvadorenho possui demanda interessante por proteína animal de outros países. Em 2023, o país importou, principalmente dos Estados Unidos e da Guatemala, mais de 22 mil toneladas anuais de carne de frango e 2,5 mil toneladas de ovos.
“É mais uma abertura que se soma às tantas outras vistas recentemente. É o primeiro mercado da América Central a assinar um certificado sanitário com o Brasil e a expectativa é que isso possa ajudar no acesso a outros mercados da região”, destaca Luís Rua, diretor de mercados da ABPA.
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