O Busão da Imaginação está com o itinerário em andamento para mais um ciclo de apaixonantes viagens pelo mundo da literatura. Realizada pela Copacol, em parceria com municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná, a iniciativa já encantou 35 mil crianças em quatro anos do Propósito Estratégico RG Copacol: R de Rentabilidade e G de Geração de Valor, visando desenvolvimento econômico e social para cooperados, colaboradores, clientes e toda a comunidade.
A construção desse mundo da imaginação começa com a capacitação dos educadores envolvidos na iniciativa. Os professores das redes municipais de ensino, que atuam como contadores de história no Busão da Imaginação, passaram por mais uma rodada de capacitações, pela oficina de Contação de Histórias para desenvolver habilidades e criar materiais que auxiliem no momento em que estiverem com as crianças. “Essa capacitação traz todo o suporte pedagógico necessário para que eles possam expandir os horizontes e entender todas as formas que a mesma história pode ser contada. Dessa maneira conseguimos entusiasmar esses educadores, que cooperam com esse propósito de despertar o amor pela leitura nas crianças”, afirma a coordenadora dos Projetos Sociais da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes.
As visitas as instituições de ensino iniciam em março, para encantar crianças entre 6 e 10 anos.
OBRA ESPECIAL
Todos os anos, uma obra da literatura infantil ganha vida por meio dos contadores de histórias: os professores capacitados têm essa missão de dar vida aos personagens. O livro escolhido para 2024 é Lilás, da autora Carla Martins, que conta a trajetória de uma fada que não conseguia voar. “Para trazer a criança a esse mundo do imaginário trabalhamos diferentes aspectos, como a mediação da leitura – que é um recurso importante para auxiliar o ouvinte a adentrar na história que está sendo contada –, além de produzirmos materiais de apoio, como cartazes, plaquinhas, teatro de papel e música. São todos recursos que esses professores utilizarão quando estiverem com as crianças. Vejo esse treinamento como essencial para todos”, comenta a instrutora e contadora de histórias, Patrícia Maia, que ilustrou o livro escolhido.
BUSÃO DA IMAGINAÇÃO
A Copacol tem fortes vínculos de cooperação com a educação nos municípios onde atua. O Busão da Imaginação tornou-se um atrativo para as crianças ganharem gosto pela leitura: todos os anos, a biblioteca itinerante passa pelas escolas cadastradas. Somente no ano passado 15 mil crianças de 17 municípios no Oeste e Sudoeste do Paraná visitaram o Busão, sendo que mais de quatro mil o conheceram pela primeira vez. “É muito interessante o que aprendemos aqui. Estou com grandes expectativas. Gostei muito da história escolhida e tenho certeza que as crianças também vão gostar”, diz Silmara Borges Nogueira, professora na Escola Municipal Eugênio Mezzon, de Nova Aurora.