O período da Quaresma, celebrado pela Igreja Católica, tem início nesta quarta-feira (14) com a imposição de cinzas durante as missas em todas as paróquias, com o lançamento da Campanha da Fraternidade.
Na Paróquia Nossa Senhora Consolata (centro) haverá celebração de missa às 19h30min.
É nesse período de penitências também que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8).
“As cinzas nos fazem relembrar a nossa pequenez diante desta humanidade e a capacidade de nos tornarmos grandes ao encontrarmos com nós mesmos nesse movimento de volta para o Cristo”, diz o Bispo Diocesano Dom Bruno Versari. O religioso diz que, na Quaresma a igreja convida os fieis a também carregar as cruzes, intensificar a oração e reviver dentro de si os bons sentimentos de Cristo na caminhada para a Ressurreição.
A imposição das cinzas na cabeça, também tem seu significado, conforme a Igreja Católica. “A cabeça é o lugar onde pensamos, meditamos, refletimos. Esse contato mais próximo dos ouvidos e da boca é uma referência de tudo aquilo que nos faz um movimento de conversão.”
Conforme a Igreja Católica, o período quaresmal é um ‘momento especial na caminhada cristã’, que em que fieis se ‘esvaziam’ para ‘serem tomados pela graça de Deus”. Dom Bruno ressalta ainda que a Quaresma é um tempo penitencial e de reflexão.