A acadêmica do nono período do curso de Medicina Veterinária, Millena Taborda está participando do intercâmbio Daktari Child And Animal Care, no parque de conservação, em Hoedspruit na África do Sul.
De acordo com a Daktari, o programa de intercâmbio voluntário é ideal para quem deseja fazer trabalho voluntário. Os participantes ajudam as crianças no programa de educação ambiental. Além disso, cuidam de animais selvagens feridos ou abandonados.
Na reserva, eles aprendem sobre o meio ambiente, a importância de proteger a vida selvagem e sobre questões sociais como uso de camisinha e higiene. Todas as aulas são ministradas em inglês, então é necessário nível a partir de intermediário no idioma.
Além das atividades de educação, os voluntários se envolvem diariamente com os animais que são peças chave para o programa de educação. Infelizmente, muitos deles não podem ser liberados na natureza, mas recebem uma nova vida no projeto.
“Impactante, nesse pouco período que estou aqui e já pudemos realizar muitas atividades, como limpeza dos recintos, fornecer alimentação de todos os animais, troca de água, neste momento que estou digitando essa entrevista estamos nos preparando para realizar enriquecimentos para os animais”
Além das atividades normais os voluntários abordam com as crianças locais assuntos relacionados ao meio ambiente, como respeita-lo, preserva-lo, orientações sobre os animais e o que deve ser feito quando avistado em suas vilas.
Millena comenta que estava procurando uma oportunidade de estágio internacional e um intercâmbio e encontrou duas oportunidades com os requisitos necessários para realizar o desejo de fazer esse trabalho grandioso. “Fechei com a empresa Exchange do Bem, e depois entrei em contato com o projeto por e-mail, onde enviei todos os meus documentos de estágio e eles assinaram”, afirma.
“Está sendo incrível trabalhar com os animais do santuário, pois todos têm um propósito dentro do projeto, cada um tem sua particularidade a ser respeitada, uma grande parte desses animais ou tiveram contato com o ser humano, ou por algum problema fisiológico não conseguem voltar para a natureza, então está sendo simplesmente majestoso! Oportunidade única, definitivamente um sonho sendo realizado”, finaliza.
De acordo com a coordenadora do curso de medicina veterinária, Rosiara Maziero, a internacionalização é um dos grandes passos que a Univel vem conquistando nestes anos.
“Fornecer esta oportunidade aos nossos acadêmicos tem como principal objetivo o incremento no conhecimento teórico e prático com profissionais de referência no mundo todo. Na área de selvagens, já somos referência na região de Cascavel, principalmente por termos parceria com o CAFS, no qual temos uma rotina intensa no atendimento desses animais. É com grande orgulho e alegria que temos a acadêmica Millena Taborda, do nono ano do curso de Medicina Veterinária realizando intercâmbio na renomada instituição Daktari Child and Animal Care na África do Sul”, afirma.
O curso de Medicina Veterinária formou a primeira turma, em 2023 e já possui nota cinco no (MEC) Ministério da Educação. Os alunos têm à disposição a Clínica Veterinária, onde colocam em prática os conhecimentos teóricos. Além disso, eles podem contribuir com a parceria exclusiva que a Univel tem com o (IAT) Instituto Água e Terra. O (CAFS) Centro de Apoio à Fauna Silvestre funciona na clínica desde 2020 e oferece apoio aos animais que são vítimas de acidentes, maus tratos, tráfico ilegal e cativeiro irregular.