O projeto Metano Evitado visa reduzir danos ao meio ambiente e beneficiar produtor rural com práticas mais sustentáveis
Numa iniciativa pioneira na região oeste do Paraná, a Sicredi Nossa Terra PR/SP iniciou o piloto Metano Evitado. O projeto de geração de créditos de carbono para a suinocultura tem como objetivo auxiliar os produtores rurais associados no acesso, treinamento e uso de tecnologias que evita a geração de metano a partir dos dejetos orgânicos - reduzindo as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e gerando créditos que podem ser utilizados para compensação das emissões de GEE e comercializados.
Na manhã desta segunda-feira (13), ocorreu em Cafelândia (PR), na sede da regional Nossa Terra, a reunião de Consulta Pública, com a participação de representantes de classes e lideranças locais com o objetivo de esclarecer as fases e os benefícios do projeto. Estiveram presentes, entre outros, o prefeito municipal Culestino Kiara, a presidente da Associação Comercial, Mariza Trevisol, e representantes da Copacol.
Os suinocultores Valmor Roecker Phelipe e a produtora Lídia Steimback destacaram a importância do apoio da cooperativa para deixar a atividade rural cada vez mais sustentável e lucrativa. “Ainda que no início do projeto já vemos resultados positivos, o forte cheiro já diminuiu consideravelmente e não temos mais larvas ao redor da lagoa e a expectativa é que a compensação se torne no futuro mais uma fonte de renda para a nossa família”, afirma Lídia.
“A Consulta Pública faz parte da metodologia para validação de um o projeto que irá contribuir para a atividade da suinocultura que já é uma importante cultura na nossa região e ainda tende a expandir muito. Esse projeto contribuirá não apenas com os produtores, mas também com a sociedade e o meio ambiente”, explica Maura Carrara, presidente da Sicredi Nossa Terra.
O engenheiro florestal, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em Sustentabilidade e parceiro do projeto, Marcelo Langer, explica que a iniciativa gera benefícios diretos e indiretos. “ O projeto consiste na transformação do processo anaeróbico para aeróbico nas lagoas de resíduos da suinocultura, utilizando micro-organismos probióticos e aeradores propulsores utilizados com uma metodologia certificada”, explica.
Conexão com os ODS para um futuro mais próspero
A Sicredi Nossa Terra realiza diversas iniciativas baseadas nos aspectos de ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês). Essas ações estão alinhadas com a Política de Sustentabilidade do Sicredi e seu compromisso com o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Cooperativa neutraliza as emissões de Gases de Efeito Estufa anualmente desde 2014 e como o Projeto Piloto Metano Evitado busca trazer aos produtores as inovações e a ascensão que promete ser o mercado de carbono no Brasil. Somado a isso, via Central Sicredi PR/SP/RJ, a cooperativa recebeu pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Clima Paraná devido às ações de ecoeficiência desenvolvidas.
Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as noticias exclusivas:
LINK DO GRUPO NO WHATSAPP
https://chat.whatsapp.com/F8xMCpG8RxvKPNW1lZXIis
SIGA NOSSO INSTA
https://instagram.com/onovooeste?igshid=MzRlODBiNW...