Aconteceu entre os dias 26 de agosto e 23 de setembro a primeira edição da Olimpíada da Univel, um evento que marcou a instituição com sua energia, dedicação e uma saudável dose de competição. Ao todo, mais de 350 atletas, entre acadêmicos, colaboradores e professores, participaram ativamente, praticando esportes e interagindo de maneira enriquecedora.
A final ocorreu no último sábado (23), e foi marcada por premiações para os primeiros, segundos e terceiros colocados. As modalidades contempladas foram basquetebol, vôlei de quadra, beach tennis, atletismo e futebol de campo, proporcionando momentos de grande empenho e determinação por parte dos participantes.
A organização desta primeira edição foi um sucesso, fruto do empenho dos acadêmicos dos períodos 6º e 4º do curso de Educação Física, além de outros alunos de diferentes cursos. Charles Bonete de Jesuz, acadêmico do 6º período de Educação Física e um dos planejadores do evento, destaca que o desafio foi superado, proporcionando uma experiência agradável para a maioria dos envolvidos, promovendo integração e amizade entre todos. “Como um dos organizadores do evento, enfrentamos diversos desafios para garantir o sucesso de todas as atividades. Como participante, foi uma experiência enriquecedora. Tive a oportunidade de conhecer pessoas novas e construir amizades”, destaca Charles.
Angélica Andreza de Souza Vicente da Costa, acadêmica de Educação Física, expressa sua gratidão por participar tanto como atleta quanto como parte da organização. Essa experiência, segundo ela, ampliou seus horizontes sobre o que ocorre nos bastidores de um evento esportivo e foi enriquecedora tanto pessoalmente quanto profissionalmente. “Foi muito legal e gratificante participar como atleta e como parte organizadora do evento, foi minha primeira atuação como atleta, meu primeiro troféu, e como organizadora obtive muito conhecimento sobre tudo aquilo que acontece fora de campo”, afirmou a competidora.
Além da competição, a união e o espírito esportivo marcaram o evento, com o grupo vencedor participando de todas as modalidades, conquistando o primeiro lugar na categoria geral. Este êxito, além de motivo de comemoração, representa uma valiosa lição para os integrantes, fortalecendo a amizade e incentivando a prática esportiva.
A coordenadora do curso de Educação Física, Susana Padoin, enfatiza a importância dessa iniciativa para a integração e a promoção da prática esportiva. A adesão dos participantes, ainda que na primeira edição, superou as expectativas, demonstrando o sucesso da proposta em estimular um estilo de vida mais ativo e saudável. “No curso de Educação Física nós temos uma das áreas que é voltada a cultura e lazer, no sentido de organização e com as Olimpíadas os acadêmicos puderam colocar em prática o que é visto em sala de aula e isso é fundamental para o aprendizado deles”.
A participação ativa dos alunos na organização não apenas enriqueceu o evento, mas também foi um valioso aprendizado prático para eles, permitindo aplicar conceitos adquiridos em sala de aula. Assim, a Olimpíada da Univel não apenas se consolidou como um marco esportivo na instituição, mas também como um catalisador da integração e do aprendizado prático para os futuros profissionais de Educação Física.