Portal O Novo Oeste - Mulheres se formam em empreendedorismo rural na Copacol
Portal O Novo Oeste
Alep
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Cafelândia
Itaipu 2
Copacol Supermercados

Mulheres se formam em empreendedorismo rural na Copacol


18/09/2023

Mulheres se formam em empreendedorismo rural na Copacol

Buscando trabalhar a independência feminina na agricultura e evidenciar ainda mais o protagonismo das mulheres na vida do campo e na gestão dos negócios, a Copacol proporcionou um ciclo de palestras com os Grupos Femininos da Cooperativa com foco em empreendedorismo rural. As atividades foram realizadas em Cafelândia, Formosa do Oeste, Jesuítas e Nova Aurora. “Dentro do agro a mulher vem mais curiosa, mais determinada, mais ousada, mais resiliente, então o meu trabalho é voltado neste sentido de mostrar a ela o potencial e a capacidade que ela tem e o quanto ela pode contribuir com a gestão dentro da propriedade atualmente”, afirma Meire Maciel, palestrante e mentora em desenvolvimento comportamental há mais de doze anos.

O foco dos encontros é mostrar às mulheres a capacidade que elas têm para atuar como protagonistas dentro das propriedades. A participação das mulheres no setor do agronegócio em cargos de liderança vem aumentando cada vez mais. De acordo com o último Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, houve um aumento de 38% no número de mulheres que ocupam cargos de condução das propriedades rurais no Brasil entre os anos de 2006 e 2017. “A empreendedora rural vem com o papel importante de desenvolver e contribuir com a gestão da propriedade, e as mulheres estão cada vez mais antenadas com isso, buscando conhecimento, inovação e comunicação”, complementa Meire.

Lovane Scheffer Nunes, do Grupo Feminino de Cafelândia, ressalta a importância da promoção desse tipo de ações por parte da Cooperativa. “Esse conhecimento adquirido é extremamente importante para melhorarmos nossos resultados. Além disso, as famílias precisam estar unidas para evoluirmos. A mulher sempre tem que andar junto do marido, seja na propriedade, seja na vida. Trabalhamos unidos, tomamos as decisões juntos e estamos colocando também os filhos para participarem conosco”.

Neuza Sagawa, do Grupo Feminino de Jesuítas, ressalta a atuação da mulher em todos os âmbitos do campo. “A mulher está cuidando dos aviários, dirigindo trator, fazendo colheita, e essas palestras são importantes por nos mostrar que temos capacidade de fazer o que quisermos. Ela não é só esposa, ela é mãe, é agricultora e também participa do trabalho no campo”.

Para Rosenilda de Oliveira, do Grupo Feminino de Iracema do Oeste, houve uma mudança no papel da mulher, que antes cuidava apenas dos afazeres domésticos e agora assume um papel de protagonismo na tomada de decisões e administração dos negócios na propriedade. “Antigamente éramos apenas do lar, mas hoje também somos do agro e participamos de tudo, e isso agrega valor a nós. Temos que estar por dentro de tudo e aprendermos a lidar com pessoas, com deveres, com tudo que está dentro da propriedade”.

Simone Gomes da Silva, do Grupo Feminino do Alto Alegre, ressalta o desenvolvimento das habilidades proporcionado pelos eventos que a Copacol promove. “Essas palestras nos ajudam muito a nos desenvolver melhor, levando cada vez mais conhecimento e aprendizado para o campo, e a Copacol é muito importante por buscar sempre passar esses conhecimentos para as mulheres”.


Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Cresol
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan