Portal O Novo Oeste - Falta de medicamentos coloca pacientes com HIV em situação de risco
Portal O Novo Oeste
Jonh Deere
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Cafelândia
Copacol Supermercados

Falta de medicamentos coloca pacientes com HIV em situação de risco


19/04/2016

Há cerca de seis meses pacientes com HIV/Aids no Paraná vivem um drama a mais: a falta do Ritonavir, medicamento importante para a eficiência do coquetel antirretroviral. O fármaco é fornecido apenas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas o governo federal tem cortado sistematicamente as quantidades enviadas, deixando essas pessoas em situação de risco.


No Cedip (Centro Especializado em Doenças Infectoparasitárias), em Cascavel, oeste do Estado, a situação também é grave. Para não deixar os pacientes sem o medicamento, está sendo feito fracionamento. Embora ninguém tenha ficado sem o produto, o medo é constante dos danos que os atrasos possam causar.


Segundo a coordenadora do Cedip, Josana Dranka, está sendo entregue remédio para dez dias em vez de 30 ou 60 dias, à espera de novas remessas. "É uma situação bem delicada, porque põe abaixo todo o trabalho que fizemos até agora", alerta.


Josana explica que a falta do medicamento pode criar uma resistência a ele e todo o tratamento perder a eficácia, comprometendo a qualidade de vida e a própria sobrevivência desses pacientes. "Há seis meses que não recebemos mensalmente a quantidade solicitada. Claro que isso leva a problemas. Falta, fracionamento. Sabemos de cidades em que pacientes ficaram sem o remédio. Aqui estamos administrando, mas causa é uma situação de pânico", acrescenta.


Fonte: AN6

Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Corbélia
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
Copacol Supermercados