Portal O Novo Oeste - Cobb-Vantress destaca estratégias de manejo de inverno para melhor desempenho de frangos de corte
Portal O Novo Oeste
Alep
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Cafelândia
Itaipu 2
Copacol Supermercados

Cobb-Vantress destaca estratégias de manejo de inverno para melhor desempenho de frangos de corte


04/07/2023

Cobb-Vantress destaca estratégias de manejo de inverno para melhor desempenho de frangos de corte

Especialista da Cobb-Vantress, José Luis Januário, lista ferramentas mais importantes para um manejo mais efetivo em dias frios

José Luis Januário*

O inverno é desafiador para nós, da avicultura, que devemos fazer um pouco mais no manejo para as aves e enfrentar as mais duras mudanças de tempo durante dias e noites. Mas, quanto é eficiente esta preparação? Temos tecnologias e equipamentos, sistemas de aquecimento e estrutura de construções de aviários para nos ajudar neste desafio?

E chegou, juntamente com o inverno, a nossa dificuldade de aquecer as granjas, vedar de maneira satisfatória os aviários e usar estruturas de matérias e manejos mais efetivos para tornar o bem-estar das aves mais agradável e buscar resultados zootécnicos maiores. Estes se tornam assuntos frequentes e necessários nesta fase do ano. Sabem quais são as ferramentas mais importantes que temos em mãos?

Isolamento e vedação de aviários
Já sabemos que uma granja forrada, além de ajudar no isolamento do calor e do frio que vem do telhado, com forro diminuímos o espaço físico, ou seja, a área a ser aquecida. Também já não deve ser protocolo de teste nenhum fazer um bom cortinado duplo para isolar das intempéries climáticas.

Dentre as tecnologias e os equipamentos que melhor devemos instalar, de maneira correta, nas granjas são as cortinas de vedação dos aviários. Elas devem ser, no mínimo, um cortinado duplo, bem instalado, esticados, evitando dobras, um no lado interno e outro no lado externo das colunas dos aviários. Em casos de uso de cortinas plásticas de rafia, é importante ter laminação dupla. Estas duas cortinas devem ter sua vedação em forma de envelope nas laterais e parte de cima, além de serem bem fixadas na mureta interna e externa dos aviários. Outro ponto importante seria que as duas cortinas duplas devem abrir de cima para baixo, para que o ar mais frio entre sempre pela parte superior. O ar mais frio, mais denso e pesado, deve se misturar com o ar quente e menos denso que se acumula na parte superior interna dos pinteiros e, assim. fazer o propósito de se aquecer antes de baixar ao nível das aves, sem velocidade de vento e com temperatura mais alta.

Os galpões convencionais, de pressão positiva, que são a grande maioria na América do Sul, têm seus melhores resultados nos períodos frios pelo fato de fecharmos as cortinas, colocarmos cortinas duplas e ventilarmos minimamente para não perder o calor do pinteiro. Estes aviários muitas vezes ganham em performance no inverno dos modernos galpões climatizados. Mas, eles poderiam ter resultados ainda melhores com simples manejo de cortina de forma mais frequente durante a noite. Para produtores e funcionários fazerem o manejo, que é manual, a renovação do ar fica mais eficiente nestes tipos de aviários pela abertura sistemática das cortinas interna e externa, e esta abertura deveria ser mais frequente. Então, um mecanismo eletromecânico que controla a abertura e fechamento das cortinas, hoje já existente no mercado, faria este manejo de forma eficiente e automática durante todo o dia e de acordo com a necessidade de renovação mais frequente de ar dos pinteiros. Vejam as fotos ilustrativas abaixo.

Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Cresol
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan