Filhos de cooperados que são integrados à suinocultura da Copacol participaram de mais um módulo do Programa Conecta Suínos, realizado no CPA – Centro de Pesquisa Agrícola da Copacol, em Cafelândia.
Na ocasião os participantes tiveram a oportunidade aprimorar ainda mais os seus conhecimentos sobre a forma de atuarem diante de situações que envolvam a medicação e vacinação dos animais.
A coordenadora Técnica Comercial da empresa MSD Saúde Animal Suínos, Eliane Engelsing, diz que pelo fato de reunir os jovens para adquirir mais conhecimento, a Copacol demonstra a sua preocupação com o futuro atividade. “Durante a nossa apresentação enfatizamos a importância de se antecipar possíveis doenças nos animais, ou seja, agir antes que o animal adoeça, como por exemplo nas questões de biosseguridade e vacinação, não deixar que o suíno adoeça, mas caso isso aconteça, o animal deve ser separado dos demais e medicado rapidamente”, explica Eliane, que abordou o tema aos jovens suinocultores.
Segundo ela, os jovens foram bem receptivos às informações e se comprometeram em estar sempre atentos a cada detalhe. “Temos que pensar que não somos simplesmente produtores de suínos, mas sim de alimentos. Vi que isso também chamou a atenção dos jovens durante o nosso encontro. Temos que pensar no nosso consumidor final, se fizermos bem feito aqui no início da cadeia, vamos ter um consumidor bem atendido”, enfatiza.
O jovem produtor André Junior da Silva, de Iracema do Oeste, diz que todo o aprendizado agregado no Programa Conecta Suínos, ele procura aplicar no dia a dia na propriedade. “Com a adoção desses manejos, além de oferecermos um produto de melhor qualidade ao nosso consumidor, temos também a oportunidade de melhorarmos ainda mais os nossos resultados”, reforça.
Para o gerente da integração Suínos e Leite da Copacol, Leonardo Dornelles, a importância do programa se dá diante da aproximação com o filho do produtor integrado que está assumido as responsabilidades na propriedade e ao mesmo tempo levar a ele conhecimento visando a melhoria de resultados e atender com um produtor de qualidade o consumidor. “Com o Conecta Suínos estamos capacitando os futuros produtores e com isso pensando também no futuro da atividade, para que ela seja cada dia mais competitiva e de resultados”, disse.
Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as noticias exclusivas:
https://www.instagram.com/onovooeste/
Entre no grupo de notícias do O Novo Oeste no WhatsApp para receber as notícias exclusivas:
https://chat.whatsapp.com/Dmt40JXB7BfIkS4RVUUXFV