Portal O Novo Oeste - Copacol intensifica orientações para produtores de ovos férteis sobre a Influenza Aviária
Portal O Novo Oeste
Alep
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Cafelândia
Itaipu 2
Copacol Supermercados

Copacol intensifica orientações para produtores de ovos férteis sobre a Influenza Aviária


04/04/2023

Copacol intensifica orientações para produtores de ovos férteis sobre a Influenza Aviária

Com focos da Influenza Aviária registrados na América do Sul, aumenta a cautela para evitar a chegada da doença ao Brasil. A prevenção é a medida mais eficiente neste momento em que os casos já atingiram aviários na Colômbia, Equador, Peru, Chile, Bolívia, Uruguai e o mais recentemente Argentina. Os protocolos de biosseguridade são intensificados na área de atuação da Copacol para garantir a sanidade das criações, evitando impacto negativo na atividade.


Os avicultores estão recebendo orientações sobre a necessidade de isolamento total dos galpões, evitando a entrada de pessoas não autorizadas e utilizando todos os equipamentos indicados para o procedimento de higienização de veículos que acessam as propriedades. Um dos mais recentes encontros envolveu produtores de ovos férteis, onde os profissionais da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) esclareceram as dúvidas sobre as boas práticas sanitárias que precisam ser intensificadas para manter o País livre da doença.

Também estiveram nas reuniões os líderes de matrizeiros, a equipe de assistência técnica, os supervisores das unidades de produção (matrizeiros e incubatórios), do transporte e de recolha de aves da Cooperativa. “O objetivo é intensificar as boas práticas a campo para que essa doença não chegue até o País e prejudique todo a cadeia, afinal de contas, a produção avícola é umas das principais atividades, principalmente no Paraná, maior produtor de frango no Brasil”, afirma o fiscal de defesa agropecuária da Adapar, Jeison Solano Spim.

O cooperado Paulo Ferreira do Nascimento, de Nova Aurora, acompanhou a apresentação: as medidas já implantadas na propriedade agora serão revisadas para garantir total proteção da atividade. “Estamos produzindo alimento. Isso significa que precisamos ter um padrão de qualidade e aumentar os cuidados do dia a dia para que possamos dar continuidade neste trabalho. Além de todos os protocolos já estabelecidos, vamos implantar o que for preciso para evitar a Influenza Aviária”, destaca.

O gerente de produção de pintainhos da Copacol, Francismar Sanches Perandré, enaltece as ações de prevenção da Cooperativa e o trabalho responsável de todos os produtores. “A Copacol sempre primou pelas boas práticas de sanidade em todas as etapas dos processos de produção. Agora, ainda mais, devemos nos atentar para todas as oportunidades de blindarmos a entrada dessa doença em nossas atividades, e por isso intensificamos as orientações de biosseguridade junto aos nossos cooperados”.

Procedimentos importantes a serem seguidos:
- Evitar contato com outros animais.
- Pessoas autorizadas devem tomar banho, trocar calçados e roupas antes de entrar nas granjas.
- Proibir a entrada de pessoas estranhas nas granjas.
- Fazer a desinfecção de todos os veículos que acessarem a propriedade.


Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as noticias exclusivas:

https://www.instagram.com/onovooeste/

Entre no grupo de notícias do O Novo Oeste no WhatsApp para receber as notícias exclusivas:

https://chat.whatsapp.com/Dmt40JXB7BfIkS4RVUUXFV


Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Cresol
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan