Portal O Novo Oeste - Veja o vídeo da visita na diretoria da Copacol das  coordenações dos Grupos Femininos
Portal O Novo Oeste
Cafelândia
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Copacol Supermercados

Veja o vídeo da visita na diretoria da Copacol das  coordenações dos Grupos Femininos


04/03/2023

Veja o vídeo da visita na diretoria da Copacol das  coordenações dos Grupos Femininos

Promover a capacitação, o autoconhecimento e o desenvolvimento do espírito de liderança das mulheres são propósitos dos Grupos Femininos da Copacol, por meio de cursos, treinamentos e viagens para conhecer as ações do cooperativismo. A intensa atuação chega aos 22 anos com a adesão de participantes em diferentes municípios da área de atuação da Cooperativa.

Para dar boas-vindas em mais um ano de ações, as coordenações dos Grupos Femininos, eleitas em fevereiro, foram recebidas pela Diretoria. “É muito satisfatório ver o desenvolvimento que a nossa Cooperativa tem graças ao trabalho dessas mulheres. Quando decidimos implantar os Grupos Femininos buscamos a integração de toda a família cooperada, com o objetivo de enaltecer o importante papel da mulher no campo. E hoje comemoramos o sucesso dessa ação, que garantiu bons resultados, com a estruturação e a organização das ações”, afirma Valter Pitol, diretor-presidente da Copacol.

Durante o encontro, as coordenadoras relataram a transformação proporcionada pelos Grupos Femininos em cada uma das 21 comunidades: a formação realizada ao longo de pouco mais de duas décadas tornou a mulher independente e participativa. “Temos grandes casos de superação. As mulheres conheceram seu potencial e conquistaram o devido espaço nas propriedades. É muito bom ver que hoje as nossas opiniões são consideradas e isso só ocorreu graças a esse trabalho de profissionalização dos Grupos Femininos”, afirma a coordenadora do Grupo Feminino Aeroporto, Marcia Filatieri.

Além da formação contínua proporcionada em treinamentos, os Grupos Femininos desenvolvem trabalhos que exercitam a capacidade de gestão. Os resultados são partilhados com a comunidade: ano passado houve revitalização de igrejas, praças e parques infantis. “É muito bom ver o envolvimento das mulheres nas ações. No nosso grupo realizamos um almoço que recebeu mais de 600 pessoas: o trabalho só é possível com a união de todos”, diz a coordenadora do Grupo Feminino Aymorés, Ivani Bertola dos Santos, que também enaltece o efeito transformador do trabalho desenvolvido pela Cooperativa. “Posso dizer que também sou um exemplo de superação: era muito tímida, com receio de falar em público. O Grupo Feminino me ajudou a superar essa dificuldade, me tornei catequista e agora estou pronta para novos desafios: vou fazer leituras bíblicas na igreja”, afirma Ivani.

A cada ano que passa, novos desafios surgem para unir as mulheres que fazem parte da Cooperativa. Passada a pandemia, agora os Grupos Femininos voltam efetivamente as atividades normais, com cursos, palestras e viagens que proporcionam o conhecimento de mundo e transformação das propriedades. “Muito do que as mulheres aprendem com a participação nos Grupos Femininos é implementado na propriedade. Essa interação é fundamental para que o campo se renove. É o conhecimento que transforma a vida das nossas famílias e as mulheres são protagonistas desse desenvolvimento”, afirma Elizete Luneli Dal Molin, assessora de Cooperativismo, responsável pela implantação do Grupo Feminino na Copacol. “Fico feliz em ver esse trabalho dando frutos e agradecida pela oportunidade de ter transformado realidades ao longo desses 22 anos”.


Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
Prefeitura
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
Copacol Supermercados