Portal O Novo Oeste - A realidade nua e crua sobre a reforma da previdência e aposentadoria
Portal O Novo Oeste
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Copacol Supermercados

A realidade nua e crua sobre a reforma da previdência e aposentadoria


14/03/2017

Atualmente, temos 9 pessoas economicamente ativas que trabalham pra que cada idoso consiga receber sua aposentadoria.
Até 2060, a previsão é que toda cadeia produtiva terá apenas 2 pessoas economicamente ativa para sustentar cada idoso aposentado.
Inviável.
Este problema acontece por algumas razões:


  1. A cada ano que passa, o brasileiro tem menos filhos e por isso, a cada ano, menos pessoas entrarão no mercado de trabalho.

  2. A cada ano que passa o brasileiro vive mais tempo e, por isso, recebendo por mais tempo a aposentadoria.


O INSS não é uma poupança pra você se aposentar no futuro. O que você paga hoje sustenta quem já está aposentado. Pra você receber no futuro, alguém vai ter que trabalhar pra te sustentar. E se não tiver gente o suficiente pra bancar sua velhice? Não vai ter dinheiro pra pagar sua aposentadoria. Pura matemática.
A questão não é ser contra ou a favor da reforma da previdência. É muito mais profundo do que essa discussão política. A questão é que essa Previdência estatal obrigatória é uma pirâmide financeira que está desabando, é uma enganação, é uma imposição fracassada e um péssimo negócio para seus beneficiários que terão que trabalhar cada vez mais tempo para receber uma "esmola" cada vez menor.
Isso acontece, mesmo considerando que cada empregado paga bem caro, todos meses, através dos descontos feitos na fonte em favor do INSS. Sem contar com a contribuição feita todos os meses pelas empresas.
O analfabetismo financeiro do brasileiro faz com que ele se apegue a essa dependência do Estado. Ah se o brasileiro soubesse o poder dos juros sobre juros ao longo do tempo... perceberia que depende apenas de seu trabalho e disciplina pra fazer um excelente pé de meia e deixaria de ser refém desse sistema nojento. Para variáveis inesperadas da vida, nada como um seguro de vida que é barato e acessível pra quem é bem esclarecido. Porém, diante de uma massa mal informada, isso parece utopia, mas não é. É muito simples...
Temos em vigor um modelo trabalhista burro que prejudica muito o empregado, que gera custos enormes para as empresas e prejudica a geração de mais empregos.
Como disse, é um sistema burro, mas que beneficia os burocratas. Os únicos que saem ganhando com essa história.
Por Flavio Augusto

Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Coopercaf
Juliano
Solsten Solar
Univel
Cobb 2
Frimesa
Cresol
Unimed
Trevisol
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
Copacol Supermercados