O número de casos de HIV aumentou no Brasil nos últimos 15 anos. Em 2000, o país teve 51 mil casos de contaminação com o HIV e em 2015, a previsão é de 57 mil novos casos, em média. A informação é da Organização das Nações Unidas, a ONU. Desde o início da epidemia do vírus, em 1980, até junho de 2012, o Brasil registrou mais de 600 mil casos de AIDS, de acordo com o departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais, do ministério da Saúde. A região Sudeste do país registra o maior número de casos de contaminação com o HIV, com incidência de, cerca de 21 casos por 100 mil habitantes. Porém, a síndrome vem caindo no mundo. De acordo com relatório divulgado pela ONU, as infecções por HIV caíram em todo planeta em cerca de 35 por cento. Às mortes relacionadas à AIDS tiveram queda de, mais de 40 por cento. A especialista em Infectologia, da Universidade Federal de Goiás, Marília Turchi, acredita que, o aumento de casos de HIV no Brasil não representa falta de combate à doença no país. Ela, explica que, ao contrário, o país vem identificando e tratando mais casos do que há 15 anos.
De acordo com a ONU, o objetivo de fornecer tratamento a 15 milhões de pessoas com HIV ao final deste ano, no mundo já foi alcançado. Marília Turchi destaca que, a diminuição dos casos de HIV é resultado de políticas de distribuição de remédios aos doentes, que no Brasil, por exemplo, é feita de forma gratuita pelo governo Federal.
Ainda de acordo com a ONU, cerca de 31 bilhões de Dólares devem ser investidos no combate ao HIV em todo mundo, até 2020. A meta da organização é diminuir os casos de AIDS em até 89 por cento, em todo planeta. Para saber mais sobre as ações de combate ao HIV no país, acesse na internet o endereço eletrônico: www.aids.gov.br
Agência do Radio