A 20º Regional de Saúde divulgou nessa quinta-feira (09) mais um boletim da Dengue. De acordo com as novas informações, o município de Assis Chateaubriand chegou à casa dos 127 casos confirmados e mais 543 suspeitos. Diante dessa situação e preocupados com a epidemia instalada do município, na quarta-feira (08) a secretaria de Saúde reuniu membros do poder executivo e de entidades e clubes de serviço para uma união de forças. "Muitos clubes de serviços e entidades nos procuraram para ajudar, querendo fazer algo para combater a Dengue. Como não temos força humana suficiente pensamos em ?usar essa ajuda? em uma força tarefa, através de um mutirão que vamos realizar no sábado, dia 11, nos Jardins América, Bela Vista, Alvorada e Primavera, onde a partir das 7h30 vamos arregaçar todos juntos a manga e lutar para combater o Aedes", afirmou o secretário de Saúde, Junior Weiller. Ainda de acordo com o secretário essa é mais uma das ações que desde janeiro o município está realizando para tentar combater a Dengue. "Estamos preocupados e cientes da situação que a Dengue está causando no nosso município e por isso não podemos descuidar, por isso estamos organizando mais essa ação, a exemplo do que fez os Jardins Sheila e Itaipu e o que queremos é que nos próximos sábado mais bairros sejam mobilizados a participar. Nosso agradecimento as entidades, aos clubes de Serviço, ao Tiro de Guerra (TG) e a Defesa Civil que são nossos parceiros nesse grande mutirão",disse.
O mutirão inicia às 7h30, em frente ao Ginásio de Esportes Tancredo de Almeida Neves - GETAN. "Nós pedimos a colaboração de toda a população para recolher de seus quintais o lixo e depositar em sacolas plásticas em frente à residência, para que assim posamos passar recolhendo e fazendo a limpeza desses bairros que estão com os índices elevados", afirmou a coordenadora de Endemias, Valéria Loth.
Pontos estratégicos
Atendendo a uma resolução da 20º Regional de Saúde, a cada 15 dias a equipe de endemias precisa realizar visita e verificar a situação de pontos estratégicos, que são mecânicas, borracharias e lavadores. "Sempre fizemos esse trabalho, mas na atual situação que o município está estamos intensificando esse trabalho que conta com o apoio inclusive do Ministério Público, o que motivou a realizarmos nessa quinta-feira (09) uma reunião, com os donos de borracharias, ferro velho, mecânicas, com representantes da 20º Regional de Saúde e ainda com o promotor Sérgio Segurata", informou o Diretor da Vigilância, Fábio Fantin. A reunião que aconteceu no Centro de Convivência do Idoso - CCI - contou ainda com a participação do secretário de Saúde, Junior Weiller; secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Juan Carlos Alves; Chefe da Divisão Sanitária da 20º Regional de Saúde, Jurandir Alves de Oliveira; Chefe da Seção de Vigilância da 20º Regional de Saúde, Juliana Bortolotto e ainda do coordenador Regional da Dengue da 20º Regional de Saúde, Valter Baez.
"O Ministério Público está bastante preocupado com a situação do município. A justiça entende que o meio ambiente é um bem de todos e ao mesmo tempo de ninguém, cabendo assim a toda a coletividade cuidar e respeitar do ambiente", afirmou o promotor. Ainda segundo ele, a conversa com os donos dos pontos estratégicos tratou ainda das consequências jurídicas do ano acatamento das ordens de fiscalização. "A Vigilância do município está fazendo a sua parte, passando nesses pontos e verificando a situação. O empresário que descumprir as recomendações pode ser penalizado com multas, interdição do estabelecimento comercial, apreensão da mercadoria, indenizações civis e além disso crimes que podem chegar a 15 anos de reclusão", disse.
Assessoria
Na quarta-feira , uma reunião com representantes de entidades definiu o Mutirão de sábado