Recentemente, o antigo Governo Federal, chefiado por Jair Bolsonaro (PL), havia excluído o horário de verão do país.
Agora, com um novo presidente, existe uma expectativa de que o horário de verão possa voltar. Confira o que o atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), falou sobre o tema.
O principal argumento do ex-presidente Bolsonaro para acabar com o horário de verão era de que a medida atrapalhava o relógio biológico do povo; fazia com que a hora de dormir e a hora de acordar fosse modificada
Após essa justificativa, muitos especialistas criticaram ele. Agora, existe uma expectativa de que o horário de verão volte durante o governo Lula.
Embora o presidente não tenha feito nenhuma espécie de anúncio oficial sobre o tema, uma enquete foi realizada em seu perfil oficial do Twitter, onde mais de 60% dos usuários da rede social que votaram na enquete, escolheram a opção “Sim”, manifestando o desejo de que querem que a medida volte.
É preciso lembrar também que a medida do horário de verão precisa ser anunciada 3 meses antes do início do mesmo; ou seja, com o início sendo em outubro, Lula teria até o mês de julho para definir se teremos ou não.
O horário de verão nada mais é do que um adiantamento do relógio em 1 hora durante o verão. A ideia da medida é reduzir o consumo de energia elétrica: isso acontece porque fazer esse adiantamento fará com que os dias acabem durando mais que o convencional.