A troca de experiências e a busca por novas percepções do cooperativismo paranaense estão sempre em evidência nos Grupos Femininos da Copacol. Constantes ações são realizadas para que cooperadas, esposas e filhas de produtores rurais estejam cada vez mais engajadas às atividades da Cooperativa.
Entre os dias 4 e 6 de outubro, 44 integrantes conheceram um pouco do Porto de Paranaguá, no litoral paranaense, das estruturas e ações da Cooperativa Witmarsum, em Palmeira (Paraná) - uma das maiores produtoras de leite -, e também da sede administrativa do Sistema Ocepar, localizada em Curitiba.
“O objetivo da nossa imersão foi conhecer um pouco mais sobre a diversidade do movimento cooperativistas paranaense e também da atuação da Cooperativa Witmarsum, bem como as suas as atividades e as ações que eles desenvolvem junto aos jovens. Com isso, é possível essas mulheres traçarem um paralelo com a nossa realidade, identificar fatores positivos que possam agregar a nós”, explica Elizete Lunelli Dal Molin, assessora de Cooperativismo da Copacol.
A coordenadora do Grupo Feminino de Marajó, Juliana Sampaio de Lima Garcia, enalteceu as ações de outras instituições para fortalecimento do cooperativismo. “Tudo o que nós vimos e aprendemos aqui é importante para o nosso trabalho, pois conhecemos outras realidades e o que podemos agregar em nossas atividades. Precisamos estar sempre atentas ao que nos ajuda crescer”, avalia.