Imagem Ilustrativa
A Secretária de Saúde de Corbélia confirmou o primeiro caso de contaminação por varíola dos Macacos no município nesta sexta-feira dia 26.
O paciente é um jovem de 20 anos, morador da área rural, que passou por um consulta no dia 12 deste mês e o resultado foi confirmado hoje.
Ele apresentou lesões na região genital e por isso procurou atendimento médico onde foi constatado o varíola dos macacos.
Como reconhecer os sintomas iniciais da varíola dos macacos são:
Como é feito o diagnóstico da varíola dos macacos?
O diagnóstico clínico, baseado em sinais, sintomas e história, pode ser facilmente confundido com outras condições, como catapora ou molusco contagioso.
O diagnóstico definitivo requer teste de laboratório específico, o PCR que detecta o vírus nas lesões de pele, mas essa ferramenta não está disponível em laboratórios clínicos, somente em alguns laboratórios de referência fora do Brasil, e, ainda assim, em quantidade limitada.
Qual o tratamento para a varíola dos macacos?
A varíola dos macacos tende a ser leve e, geralmente, os pacientes se recuperam em algumas semanas sem tratamento específico, apenas com repouso, muita hidratação oral, medicações para diminuir o prurido e controle de sintomas como febre ou dor.
Prevenção
A transmissão se dá a partir do contato próximo com fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, portanto, você deve:
Em casos onde há convívio com pessoas contaminadas:
Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as noticias exclusivas:
https://www.instagram.com/onovooeste/
Entre no grupo de notícias do O Novo Oeste no WhatsApp para receber as notícias exclusivas: