A Copacol por meio de sua equipe agronômica e a partir de estudos e experimentos no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), realizou nesta quarta-feira 24, o Dia de Campo do Trigo.
Realizado no CPA, o evento técnico teve a participação de aproximadamente 100 triticultores, que foram convidados para visitar as áreas de experimento e da palestra que apresentou as melhores técnicas de manejo de algumas variedades.
O grupo foi dividido em quatro, que se revezaram na palestra e nas visitas às áreas.
Cooperado de Nova Aurora, Edivaldo Aparecido Ferrari, viu no evento uma grande oportunidade para aprender mais sobre a cultura.
“O trigo é mais uma alternativa de renda na atividade rural, que nos proporciona uma opção a mais de cultivo no período do inverno, é muito importante também no sistema de rotação de cultura e com essas informações, a Cooperativa nos assegura o cultivo desta cultura”, conta o produtor.
Já o produtor de Cafelândia Adelir Dalmagro, diz que teve a oportunidade de conhecer novas variedades que estão disponíveis para o produtor no mercado.
“Foi de grande proveito a nossa participação, e agora podemos aplicar essas técnicas em nossa propriedade, pois o objetivo é sempre o mesmo, mais produtividade e lucratividade”, destaca Adelir.
O engenheiro agrônomo, João Mauricio Trentini Roy, pesquisador do CPA, diz que apesar de o trigo não ser a principal cultura de inverno, o cereal tem a sua importância econômica e traz vários benefícios para o sistema de produção.
“O nosso objetivo foi reunir esses produtores que trabalham com a cultura do trigo, para apresenta-los, os principais manejos e recomendações baseadas nas pesquisas realizadas no CPA, e com isso a nível de campo, observar os cultivares que são recomendados para a região da Copacol”, conclui o pesquisador.