Com uma média de abate diária de 700 mil aves, a Copacol com sede em Cafelândia é uma das principais processadora de carne de aves da região Oeste.
Nos demais municípios da região Oeste, os produtores rurais estão mobilizados no desenvolvimento desta atividade que representa uma importante fatia da economia local e regional, com milhões de aves alojadas e com perspectiva de um crescimento ainda maior.
Diante deste cenário, neste sábado Toledo ganha a sede da Aaviopar, a Associação de Avicultores do Oeste do Paraná.
A produção brasileira de carne de frango tem crescido, em média, entre 4% e 5%. Os números são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
O Paraná é o líder nacional em produção, com 35,47%, seguido por Santa Catarina (14,88%) e Rio Grande do Sul (14,02%). Os três Estados do Sul também lideram nas exportações, respectivamente, Paraná (40,19%), Santa Catarina (23,39%) e Rio Grande do Sul (16,45%). A China segue sendo o principal destino da carne brasileira, com a Arábia Saudita na segunda posição.
Os resultados apresentados no relatório da ABPA colocam o Brasil na terceira posição entre os maiores produtores o primeiro são os Estados Unidos e a China em segundo – e na liderança das exportações mundiais da proteína, que tem Estados Unidos (3,391 milhões de t) e União Europeia (1,450 milhões de t).
Os resultados demonstram que mesmo frente às dificuldades econômicas e os impactos causados pela pandemia de Covid-19, a avicultura manteve o ritmo de crescimento dos últimos anos, assim como o agro de uma maneira geral.
Mas os desafios seguem sendo imensos, ainda mais diante do aumento no custo de produção pela alta do dólar e a pressão sobre o milho, em especial com a guerra entre Ucrânia e Rússia, que elevou o preço de praticamente todas as commodities.
No Oeste do Paraná os desafios são muitos, entretanto, também geram a determinação necessária para que a região e o Paraná, claro – siga dando bons exemplos de como é possível produzir com qualidade. Mais que números, a avicultura representa uma ótima opção para gerar renda às pequenas propriedades que, junto com outras atividades, pode sim manter o homem no campo.
Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as noticias exclusivas:
https://www.instagram.com/onovooeste/
Entre no grupo de notícias do O Novo Oeste no WhatsApp para receber as notícias exclusivas: