Portal O Novo Oeste - Com queda do uso obrigatório de máscara, paranaenses aumentam visitas ao dentista
Portal O Novo Oeste
Alep
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Cafelândia
Itaipu 2
Copacol Supermercados

Com queda do uso obrigatório de máscara, paranaenses aumentam visitas ao dentista


18/04/2022

Com queda do uso obrigatório de máscara, paranaenses aumentam visitas ao dentista

Após dois anos em que a máscara facial foi uma medida obrigatória para evitar a disseminação do novo coronavírus, o governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba decretaram, no final de março, o fim da obrigatoriedade de uso do item em ambientes fechados. Cerca de duas semanas depois, clínicas e centros odontológicos da capital paranaense já começam a sentir o impacto da medida, com aumento expressivo na procura por tratamentos.

No Centro de Odontologia do Hospital IPO, por exemplo, o Dr. Frederico Fortes relata que recentemente a procura cresceu cerca de 50%, enquanto no Centro Odontológico Pio XII o Dr. Vitório Bonacin Filho aponta uma alta de 25% em tratamentos que não são de emergência. O crescimento na demanda contempla não apenas as necessidades de manutenção da saúde bucal, como também os procedimentos estéticos e ortodônticos.

“O pessoal tem buscado um tratamento mais estético, o brasileiro se preocupa muito com a estética. Após o fim da obrigatoriedade do uso de máscara a procura por clínicas de odontologia acabou aumentando, seja por conta do atraso de alguns pacientes em tratar a saúde bucal ou por uma questão estética mesmo”, comenta Fortes.

Ainda segundo os especialistas, o que aconteceu na pandemia é que muita gente acabou deixando de realizar o acompanhamento regular com um dentista, ficando de lado a manutenção dentária e a saúde bucal. Agora, com os rostos expostos e o sorriso à mostra, essas mesmas pessoas estão procurando retomar a rotina de saúde bucal que tinham anteriormente e também melhorar o aspecto estético, realizando limpezas, trocando restaurações e fazendo clareamento dental, por exemplo.

“Nosso setor de profilaxia e limpeza está bombando, porque a pessoa tira a máscara e vê que tem uma necessidade que não é só de saúde, é estético também. Então a retirada da máscara aumentou a procura por questões estéticas”, diz o dentista Bonacin Filho. “Temos recebido muitos pacientes que dizem que não tratam o dente há dois anos e agora estão doidos para tirar a máscara, mas estão com dente amarelado, cárie, e querem arrumar”, complementa.

Hábitos da pandemia prejudicam a saúde bucal

O retorno dos pacientes aos consultórios odontológicos traz infeliz constatação: a saúde bucal das pessoas está, via de regra, bem pior que antes da pandemia, tanto pelo tempo sem acompanhamento de um dentista como pelo consumo de alimentos não saudáveis.

“O que aconteceu muito é que as pessoas estão comendo mais, fazendo mais comida em casa ou mesmo pedindo muita comida. O uso excessivo dos dentes, consumo de alimentos muito doces, isso é prejudicial para a saúde bucal. Os pacientes estão voltando com quadros bem piores do que víamos anteriormente”, constata Fortes. “Durante a pandemia houve um aumento muito grande de doenças de gengiva, provocadas por bactéria. Pessoal come, não escova o dente direito e aí fica com o alimento apodrecendo na boca. Quando coloca a máscara, esquenta boca e a bactéria vai crescendo, o que vai provocar manchas no dente, cárie, gengivite, tártaro e etc e tal, que é o que está fazendo as pessoas procurarem o dentista agora”, emenda Bonacin Filho.


Fonte: Bem Parana

Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Cresol
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan