A Casa da Cultura Claudio José Czerniej de Cafelândia, oferece seis cursos, sendo eles, a capoeira, fanfarra, viola caipira, dança teatro e coral, quais são totalmente gratuitos e com disponibilidades em vários horários
Em todos os cursos participam mais de 200 alunos em constante frequência nas aulas, "Criamos aqui uma escola de artes e exigimos de todos alunos a matricula com autorização dos pais. Até porque através destes trabalhos promovemos e participamos de várias apresentações no decorrer do ano", comenta a diretora da Cultura de Cafelândia Marines Fagundes Cordeiro.
Além das seis oficinas que são gratuita, também está disponível pela Casa da Cultura as aulas particulares de teclado, violão e pintura.
Para este ano, o primeiro evento de maior abrangência é a terceira semana do livro, que está programada para acontecer entre os dias 13 a 17 de abril. Outros ainda terão as datas confirmadas, como a semana do folclore, semana da criança, sete de setembro, Festicaf e o principal que é a semana de natal.
Uma das grandes porta para o meio artístico é o Festicaf, qual Cafelândia sempre contou com representantes que foram destaques, como no ano passado, que teve representantes na final do Evento realizado pela Amop - Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. "Assim como em qualquer área de aprendizado, existem alunos que buscam conhecimento e outros que realmente se destacam com seus talentos e aqui na Casa da Cultura com certeza é um meio para descobrir muitos talentos profissionais como também promover acultura. Em um período que se concluiu em 2004 eu também estive a frente da Casa da Cultura e posso afirmar que a oportunidade de desenvolvimento que as crianças têm aqui, ajudam muito em suas vidas, tantos pessoal quanto profissional. Fatos que eles mesmo me afirmam em conversas com alunos que tive quando crianças e hoje são adultos, destaca a diretora".
Para participar das aulas, os pais devem autorizar seus filho com a matriculas realizada na Casa da Cultura, com a professora Elisseia Gulak ou com a Diretora Marines.
São aceitas crianças a partir dos seis anos de idade, pelo motivo da necessidade de elas saberem ler.
Por Jornalista Edison Triches
Veja fotos de eventos realizados pela Casa da Cultura: