Eucasio Franciano Alba, de família tradicional de Cafelândia, teve sua Ordenação Presbiteral na noite desta quinta-feira (19) na Igreja Nossa Senhora Consola, qual esteve lotada de familiares e fiéis. A celebração contou com a presença de vários padres e também do bispo na Diocese de Cascavel Dom Mauro, que falou sobre a celebração;
"É uma atitude muito nobre é importante e honroso ser gerado na comunidade e para uma família, ter um sacerdote que vai poder fazer, na pessoa de Jesus Cristo aquilo o que ele pediu, na quinta-feira Santa, 'Fazei insto em minha memória?. Então nós temos a graça a parti de hoje, de contarmos com um sacerdote que em nome de Cristo pode perdoar nossos pecados, que em Nome de Cristo no lugar do pão vivo que desceu do céu. Como sacerdote, ele pode nos ungir com o sacramento da unção do enfermos para nos preparar para a velhice, para a morte e vida. Ele deve falar aquilo que Deus lhe confiou, para em nome Deus levar a palavra ao povo", descreveu Dom Mauro.
É o 51º ordenação de Presbítero de Dom Mauro;
"É Sempre um presente, uma graça e alegria poder ordenar um jovem sacerdote".
Cafelândia conta com outro filho de sua terra que também está fazendo o primeiro ano de filosofia;
"Rezemos para que ele persevere e seja o próximo a ser ordenado presbítero e quem sabe mais jovens daqui possam seguir o mesmo caminho, porque muito jovens são medrosos e tem medo de responder ao chamado de Deus. Eu sinto cada vez que eu venho aqui, jovens que tem vocação para serem padres, mas são covardes, ou não tem vocação para dizer sim e ingressar ao seminário, você que está lendo, procure refletir se Deus não está te chamando para ser Padre. Você família é o berço de toda a vocação é a catequizadora do filho, que deve instruir o filho para ingressar na igreja e também no seminário, por isso o apoio da família é inquestionável", destaca Dom Mauro.
O Padre Monsenhor Valdecir Freitas Camilo, comentou a felicidade do momento histórico;
"É o quarto Padre para a Paróquia Nossa Senhora Consolata, um momento importante, histórico e esperamos que outros jovens sigam o exemplo e tenham coragem de dizer o seu sim, porque com certeza tem muitos vocacionados e Deus continua chamando. A paróquia irá completar 57 anos agora em 2015 e temos apenas quatro padres, então temos que continuar rezando, pedindo que Deus abençoes e traga novas vocações para a igreja e cristo" conclui.
O pai do novo padre, Valdir Alba, bastante emocionado deixou sua mensagem;
"Agradeço a comunidade de Cafelândia, principalmente quem participou dessa ordenação. É um privilégio conseguir ter a graça de ter um filho ordenado padre, não é fácil a caminhada, mas quando realmente quer chegar alcança o objetivo. A emoção é muito grande, agora a caminhada dele vai ser acompanhada por nós, pais e comunidade", disse.
O padre Eucasio Franciano Alba, falou sobre este momento histórico;
"É um momento de imensa alegria, para mi, minha família, arquidiocese de Cascavel e comunidade em geral. Ordenar um padre é uma imensa alegria para todos aqueles que são cristão e católicos. A caminhada a partir de agora é o serviço da evangelização através do sacerdócio, somos convidados a servir e evangelizar o povo de Deus, então a caminhada a partir de agora é fazer aquilo pelo qual eu me dediquei a minha vida, evangelizar o povo de Deus. Peço a todos que rezemos pelas vocações, porque ter um padre na comunidade é muito importante, ter um guia espiritual, que possa nos acompanhar. Minha vocação foi algo trabalhado desde muito pequeno, sempre veio esse anseio de buscar algo a mais e hoje é um sonho realizado, muito obrigados a todos", discorreu o Padre Eucasio Franciano Alba.
Para quem tem interesse em tentar descobrir se possui a vocação para ser Padre, deve procurar o Padre de sua paróquia, para que possa conhecer o seminário, fazer os estágios pastorais onde vai algumas vezes no ano para se familiarizar.