A sanidade é um desafio para assegurar espaço no mercado, atendendo aos padrões de bem-estar e qualidade. Aprender sobre as estratégias essenciais na suinocultura é fundamental para quem busca uma produção exemplar, sobretudo para filhos e filhas de produtores que enxergam a propriedade como um empreendimento de sucesso.
Esse é o caso dos participantes do Programa Conecta, que participaram nesta segunda-feira de um encontro com Thiago Freitas, coordenador serviços veterinários da Agroceres PIC, no CPA (Centro de Produção Agrícola), em Cafelândia.
“São pontos importantes que fazem parte da rotina dos produtores, relacionados a limpeza, desinfecção, biossegurança e imunidade do plantel. O produtor é o grande responsável por entregar um produto de qualidade. Por isso, devemos evitar a entrada das doenças nos planteis: precisamos redobrar os cuidados com a disseminação dos agentes endêmicos já existentes e fazer de tudo para impedir novas contaminações”, ressalta Freitas.
Com a definição de área livre de aftosa sem vacinação, o Paraná pode participação da exportação de carne suína, elevando a demanda do produto e também a responsabilidade do estado, que ganhou visibilidade na Europa pelo grande potencial em fornecimento da proteína animal. A atividade ganha importantes investimentos por parte da Copacol, que recentemente implantou a UPD (Unidade de Produção de Desmamados), no valor de R$ 120 milhões, aumentando as oportunidades aos produtores da região.
Para que os sucessores estejam alinhados com essas exigências mercadológicas, a profissionalização precisa ocorrer constantemente: ação desempenhada no Conecta.
“Teremos etapas importantes daqui para frente, com encontros sobre biosseguridade e temas atuais sobre a suinocultura. Também vamos realizar uma visita à Unidade Industrial da Central Frimesa, em Medianeira: local para onde vão os suínos produzidos pelos nossos cooperados, para que eles entendam o processo de ponta a ponta – do campo à indústria”, afirma Leonardo Dornelles, gerente Suínos e Leite Copacol.
PROPÓSITO DO CONECTA
O Programa Conecta faz parte do Planejamento Estratégico da Cooperativa e tem como objetivo trabalhar potenciais sucessores de propriedades integradas, com idade entre 17 e 35 anos, visando fornecer conhecimento que auxilie na tomada de decisão e na maximização dos resultados das atividades.
“Após dois anos sem atividades presenciais, retomamos os nossos eventos com orientações técnicas fundamentais. Com o Grupo Conecta destacamos a sucessão familiar, onde preparamos os jovens para assumir as propriedades dos pais”, afirma Dornelles.
Entre nos links abaixo e escolha por qual canal você quer receber de forma exclusiva as notícias do Portal O Novo Oeste:
https://www.instagram.com/onovooeste/?hl=pt-br
WhastsApp