Um estudo dos pesquisadores do Departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd (ELTE), Hungria, revela que os cães podem reconhecer o seu dono apenas pela voz, e fazem uso de algumas das mesmas propriedades da voz que os humanos.
O estudo é publicado em Animal Cognition.
Para descobrir, os investigadores do Departamento de Etologia, ELTE, Hungria, convidaram 28 donos de cães brincando de se esconder dos #bichinhos no laboratório. Os cães tinham de encontrar o seu dono atrás de um de dois esconderijos, enquanto um estranho se escondia atrás do outro.
De um lado, o dono lia receitas num tom neutro, ao mesmo tempo que do outro lado um estranho também o faria. A tarefa dos cães era escolher à distância e encontrar os seus donos.
O jogo teve várias rondas e a voz do dono foi emparelhada com 14 vozes de estranhos diferentes, algumas mais parecidas com a voz do dono, outras mais diferentes.
Os cães encontraram o seu dono em 82% dos casos. Para garantir que o cheiro não ajudasse os cães, nas duas últimas atividades dos cães os pesquisadores mudaram de lugar as vozes, e os cães continuaram a ir atrás da voz do dono mostrando que não usavam o nariz nesta tarefa.
"Esta é a primeira demonstração de que os cães conseguem distinguir a voz do seu dono da de muitos outros. O estudo também mostra que os cães fazem uso de algumas, mas apenas algumas das mesmas propriedades vocais que os humanos fazem para reconhecer quem fala" - conclui Andics Attila, líder do Laboratório de #Neuroetologia da Comunicação, onde este estudo foi realizado.
Fonte: "The acoustic bases of human voice identity processing in dogs" por Anna Gábor et al. Animal Cognition