Portal O Novo Oeste - Ucranianos do Paraná pedem ao povo brasileiro que condene ataque à Ucrânia
Portal O Novo Oeste
Alep
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Cafelândia
Itaipu 2
Copacol Supermercados

Ucranianos do Paraná pedem ao povo brasileiro que condene ataque à Ucrânia


25/02/2022

Ucranianos do Paraná pedem ao povo brasileiro que condene ataque à Ucrânia

A comunidade ucraniana paranaense, a maior do País, emitiu um apelo ao povo brasileiro para que condene o ataque russo à Ucrânia, segundo o comunicado, assinado pelo presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Vitório Sorotiuk. "Chamamos a toda a nossa comunidade ucraniana brasileira a reunir-se nas igrejas no domingo dia 27 e na quarta feira dia 2 de março", diz.

A Rússia atacou a Ucrânia nesta quinta-feira, 24, com bombardeios contra alvos militares em Kiev, Kharkiv e outras cidades no centro e no leste depois de o presidente Vladimir Putin ter autorizado uma operação militar nos enclaves separatistas do leste do país, segundo o ministério da Defesa da Rússia. O governo ucraniano fala em oito mortos pelo bombardeio russo. Foram registradas explosões ainda nas cidades portuárias de Kiev e Mariupol. No começo da manhã, no horário local, sirenes antiaéreas soaram nas cidades de Kiev e Lviv, numa cena rara na Europa desde o fim da 2ª Guerra.

O comunicado ressalta que a comunidade é formada por 600.000 descendentes de ucranianos, que condenam "a cruel agressão russa a Ucrânia e chama todos o povo brasileiro a dar o apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia e a ajuda humanitária".

Sorotiuk afirma que a agressão russa à Nação ucraniana não é uma agressão somente ao povo ucraniano, pois ela atinge os fundamentos da Carta das Nações Unidas que é a busca da paz e da não agressão, da convivência pacífica dos povos e a solução pacífica dos conflitos. "A agressão militar russa a Ucrânia atinge toda a humanidade", pontua.

Ucranianos no Brasil

O Brasil abriga a maior comunidade ucraniana da América Latina. São mais de um milhão de pessoas, entre ucranianos e descendentes. Destes, 600.000 mil, ou seja, 80% vivem no Paraná, com maiores concentrações em Prudentópolis, Curitiba e União da Vitória.

Um dos primeiros grupos que chegou ao Brasil, em 1891, desembarcou no Rio de Janeiro e se instalou na Colônia Rio Claro, no município de Mallet, interior do Paraná. Hoje, o Estado conta com dezenas de sociedades culturais e mais de 30 grupos folclóricos, escolas e grupos de artesãos. Só a estrutura da Igreja Greco Católica Ucraniana é composta por 27 paróquias, aproximadamente 240 igrejas. A Igreja Ortodoxa Ucraniana no Brasil tem outras 18 igrejas. Fonte Bem Paraná.



Entre nos links abaixo e escolha por qual canal você quer receber de forma exclusiva as notícias do Portal O Novo Oeste:

Facebook

https://www.facebook.com/onovooeste/?eid=ARC47Mdx7sXUeUu6-1CZ5veHUd1JGYA1KNsA-AVVrOOxLieoOwKozhk2RIoFNK33rr8-87lgrcmCfUNw

Instagram

https://www.instagram.com/onovooeste/?hl=pt-br

WhastsApp

https://chat.whatsapp.com/Flmwb6pCo86GzgiUYNMiXu

Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Cresol
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan