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Participação do transporte de mercadorias por trem cresce 63% nos portos do Paraná


16/02/2022

Participação do transporte de mercadorias por trem cresce 63% nos portos do Paraná

A participação do modal ferroviário no transporte de cargas pelos portos do Paraná foi maior no último mês de janeiro. Em comparação o mesmo período ano passado, o aumento foi de 63%. No primeiro mês deste ano, 569.559 toneladas chegaram ou saíram em vagões. O volume equivale a 13,7% do total movimentado. Em janeiro de 2021, 301.434 toneladas – o corresponde a 8,4% do total movimentado– foram transportadas pelos trilhos.

De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, os custos desse transporte até os portos – ou dos portos até o país de destino, no caso das importações – é determinante na escolha do modal. "Porém, a infraestrutura que o porto oferece para a recepção ou carregamento é também é fundamental para que os custos do transporte ferroviário sejam mais atrativos.

É por isso que estamos investindo em projetos como da moega exclusiva para descarga ferroviária de granéis sólidos de exportação, o Moegão”, afirma Garcia. A empresa pública também tem incentivado os terminais privados a ampliarem a capacidade para os vagões, nos últimos anos.

RODOVIA

Apesar de 83,8% da movimentação de janeiro ainda ser embarcada ou desembarcada de caminhões – o equivalente a 3.483.843 toneladas – a participação do modal rodoviário caiu quase 5%.

Em 2021, nos mesmos 31 dias, 3.173.899 toneladas de carga (88,2%) foram transportadas pelas rodovias do país com sentido aos portos paranaenses ou partindo dos terminais. Além disso, 2,5% da movimentação (104.953 toneladas) foram líquidos, transportados pelo oleoduto.

PÁTIO

No primeiro mês deste ano, quase 26 mil caminhões passaram pelo Pátio de Triagem, antes de descarregar soja, farelo e milho no Porto de Paranaguá. A quantidade é mais que o dobro dos 11.096 recebidos em janeiro de 2021.

ORIGEM - Das 655.883 toneladas de soja em grão que vieram em caminhões do Interior para descarregar nos terminais do Porto de Paranaguá, antes de seguirem para exportação, 50% (329.058 toneladas) têm origem no próprio Paraná. Na sequência, os principais estados de origem da carga são Mato Grosso do Sul (16%) e Mato Grosso (10%).

De farelo de soja, transportado de caminhão da origem ao porto, foram 225.976 toneladas. Desse volume, 55% são do Paraná (123.509 toneladas), 21% de Goiás e 18% do Mato Grosso do Sul.

Das 177.392 toneladas de milho que chegaram para descarga pelo transporte rodoviário, 75% (133.151 toneladas) tem origem do Paraná, 14% no Mato Grosso e 6%, Mato Grosso do Sul.

Confira a participação – por modal e produto:

CAMINHÕES

  • MILHO - 158.789 toneladas (73%)
  • SOJA - 601.572 toneladas (84%)
  • FARELOS - 271.692 toneladas (79%)
  • FERTILIZANTES - 827.815 toneladas (94%)
  • ÓLEOS VEGETAIS - 77.418 toneladas (100%)
  • DERIV. PETROL. - 334.663 toneladas (76%)
  • CONTAINER - 845.022 toneladas (89%)
  • TRIGO - 30.209 toneladas (100%)
  • ALCOOL/ METANOL - 83.140 toneladas (100%)
  • AÇÚCAR - 59.088 toneladas (27%)

VAGÕES

  • MILHO - 58.227 toneladas (27%)
  • SOJA - 113.275 toneladas (16%)
  • FARELOS - 73.473 toneladas (21%)
  • FERTILIZANTES - 56.453 toneladas (6%)
  • CONTÊINERES - 105.084 toneladas (11%)
  • AÇÚCAR - 163.047 toneladas (73%)

Fonte: AEN

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