O décimo sétimo fundador da Copacol, Hylário Hellmann, faleceu nesta quinta-feira, aos 93 anos. Entusiasta do desenvolvimento da agricultura, ele foi um dos 32 pioneiros que estiveram engajados em implantar uma grande Cooperativa na região Oeste do Paraná, ao lado do padre Luis Luise.
Hylário morava atualmente em Joinville, Santa Catarina, com a esposa, Enedina, 88 anos, perto dos cinco filhos: Ezir, 66, Esther, 65, Irma, 62, Moacir, 60, e Inez, 58.
“Foi um grande pai. Deixou bons exemplos para todos nós. Ele foi um bom marido e um pai exemplar, sempre muito preocupado com os filhos”, diz Irma.
Mesmo a 670 quilômetros de distância, o sócio-fundador acompanhava o progresso da Copacol: motivo de muito orgulho, que ele destacava aos familiares. “Ele recordava com muito carinho da participação na fundação da Cooperativa. Inclusive, ele falava de participar da próxima festa de aniversário da Copacol”, relembra Irma.
Além dos cinco filhos, ele deixa esposa, nove netos e nove bisnetos. Após o falecimento, homenagens foram realizadas pela família. O corpo foi cremado na manhã desta quinta-feira. Hylário já tinha uma saúde muito frágil, que se agravou após uma queda em casa, que provocou uma lesão no tórax. Ele ficou uma semana internado no Hospital Unimed, em Joinville, teve recuperação, no entanto, outros órgãos foram afetados, vindo a falecer nesta quinta-feira.
AGRADECIMENTO
O diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, enaltece a importante participação do fundador na constituição da Cooperativa. “Somos extremamente agradecidos pelo envolvimento do nosso sócio Hylário na fundação da Copacol, em um período de muitas dificuldades e grandes desafios. Graças a união dos nossos 32 pioneiros temos a nossa Cooperativa. Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos e que Deus conforte a todos neste momento”.