Portal O Novo Oeste - O que esperar da pandemia em 2022?
Portal O Novo Oeste
Ubiratã
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Itaipu 2
Copacol Supermercados

O que esperar da pandemia em 2022?


12/01/2022

O que esperar da pandemia em 2022?

A pandemia da Covid-19 vai acabar em 2022? A resposta mais correta é "provavelmente não", segundo as opiniões de ao menos dez especialistas reunidas pelo g1 sobre quais rumos a crise sanitária deve tomar.

Nem mesmo a Organização Mundial de Saúde (OMS) se arrisca a fazer qualquer previsão sobre o fim da pandemia do coronavírus.

Em um e-mail enviado ao g1, a agência de saúde das Nações Unidas listou o que torna tão difícil definir o futuro da doença no mundo.

"É um vírus desafiador – é novo, a população é completamente suscetível, transmite-se principalmente em pessoas com sintomas leves ou mesmo assintomáticos", disse a OMS.

Veja os pontos críticos apontados pelos médicos e cientistas em relação ao desenvolvimento da pandemia, detalhados mais abaixo na reportagem:

  • Surgimento de novas variantes
  • Baixa cobertura vacinal (em alguns países)
  • Eventual necessidade de revacinação
  • O futuro da Covid como doença endêmica
  • Meta é controle do vírus

Para fazer o panorama dos rumos da pandemia o g1 reuniu as análises dos epidemiologistas Airton Stein, Ethel Maciel, Jarbas Barbosa, Maurício Barreto e William Moss, e dos infectologistas Alexandre Naime Barbosa, Eliana Bicudo, Helena Brígido, Jamal Suleiman e Renato Kfouri.

Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), diz que ainda não é possível prever o fim da pandemia.

"Creio que a gente está longe ainda disso. É extremamente precoce ainda falarmos em fim da pandemia", avalia Barbosa. "Nós ainda não temos uma definição. Como está longe, eu diria que seria um exercício teórico meio sem sentido, agora, estabelecer critério para fim da pandemia."

Ele pondera que países como Nova Zelândia, Austrália, Japão, que tentaram declarar o fim da pandemia por estarem relativamente isolados do mundo ficaram meses sem ter nenhum caso de Covid-19, mas que depois – com a reabertura – tiveram surtos.

"A gente ainda tem um caminho longo a percorrer. Se surgir uma variante que exija uma revacinação dos já vacinados… quando você coloca tudo isso no cenário, nós estamos falando de vários meses à frente", disse Barbosa.

O infectologista Jamal Suleiman, do Instituto Emílio Ribas, acredita que o controle real da pandemia deve acontecer apenas em 2023.

"Não acho que a gente resolve o problema em 2022", afirma Suleiman. "Acho que vamos conseguir minimizar o impacto em 2022. Vamos sim ganhar mais conhecimento sobre a doença."

Surgimento de Novas Variantes

Talvez a principal ameaça ao fim da pandemia seja o surgimento de novas variantes – versões mutadas do coronavírus que sejam resistentes às vacinas atuais ou que causem doença mais grave.

"Quando achamos que vai acabar, vem outra variante", alerta o infectologista Renato Kfouri. "Acredito que esse começo de ano será ruim no Brasil, assim como vem acontecendo na maioria dos países, com recorde de casos. Teremos muito casos, mas o número de mortes não vai acompanhar."

Ele cita o aumento nas infecções que vem acompanhando o surgimento da variante ômicron, que se tornou dominante em países do hemisfério norte menos de um mês após ter sido descoberta na África do Sul.

A ômicron já mostrou um potencial maior de escapar às vacinas atuais mas que, até agora, tem aparentemente causado quadros mais leves da Covid-19.

"É completamente seguro afirmar que outras variantes vão surgir principalmente em locais com baixo índice de vacinação onde se tem alta circulação do vírus", afirma em entrevista ao g1 Alexandre Naime Barbosa, chefe do departamento de infectologia da Unesp.

Mesmo assim, há luz no fim do túnel. Para a infectologista Eliana Bicudo, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), é possível que novas mutações tenham "menor patogenicidade", ou seja, tenham menos capacidade de gerar doença, efeitos danosos às pessoas contaminadas.

BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
expoberlia