As aberturas de sol registradas esta semana na região da Copacol permitiu aos produtores de fazerem as aplicações na cultura da soja, porque com o excesso de chuva nas primeiras semanas do mês, esses manejos ficaram impossibilitados, principalmente os controles de pragas e doenças, como o percevejo e a ferrugem asiática, pois esses são os principais manejos recomendados para a soja que está a campo no momento.
A maioria das lavouras da região já se encontram em estágio adiantado de desenvolvimento, inclusive algumas já entrarão em fase de dessecação a partir da próxima semana, o que indica o início de colheita a partir da segunda semana de fevereiro.
De acordo com o engenheiro agrônomo, Pedro Henrique Maciel, a recomendação no momento é com relação aos controles do percevejo e ferrugem asiática, principalmente nas lavouras semeadas um pouco mais tarde.
Segundo ele, apesar do clima ainda estar bastante úmido, os dias de sol registrados esta semana possibilitou os produtores de fazerem os devidos manejos na soja.
"Não podemos perder tempo diante das condições do clima e fazer aos manejos visando a boa produtividade da soja, que é a principal cultura da nossa região, pois agindo assim se pode alcançar uma boa rentabilidade", explica o engenheiro agrônomo.
Curta a página do O Novo Oeste no Facebook e fique informado com as principais notícias do Oeste paranaense.
https://www.facebook.com/O-Novo-Oeste-1604646026437443/