Portal O Novo Oeste - Sempre te ensinaram a regra do dobro da altura aos dois anos. Ela é realmente correta?
Portal O Novo Oeste
Jonh Deere
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Cafelândia
Itaipu 2
Copacol Supermercados

Sempre te ensinaram a regra do dobro da altura aos dois anos. Ela é realmente correta?


21/12/2021

Sempre te ensinaram a regra do dobro da altura aos dois anos. Ela é realmente correta?

Hoje em uma enquete que fiz nos stories, 90% dos pais não sabiam como calcular o alvo de de altura dos seus filhos. E para mim, é algo básico que deve ser feito desde a primeira consulta pediátrica, para facilitar o acompanhamento do crescimento e detectar os seus eventuais desvios mais sérios.


O fato é que desde o início do século passado, entre 1922 e 1935, com o Berkeley Growth Study, a Dra Nancy Bayley, uma das maiores cientistas do desenvolvimento infantil da história, buscou avaliar o crescimento ao longo do tempo das crianças e possibilitar fórmulas de predição adequadas.

Em geral, aos dois anos de idade a criança saudável encontra o ponto no gráfico de altura que irá crescer até o fim da adolescência.

Na verdade, o crescimento depende cerca de 80% da genética dos pais e da família, mas 20% vem do estado nutricional, dos hormônios, como o do crescimento e da tireoide, do uso de medicações, como os corticoides e de eventuais doenças crônicas.

Inclusive, se após marcar o ponto aos dois anos houver uma parada ou queda persistente no crescimento, é o momento ideal de buscar ajuda.

A regra dos dois tem também uma pegadinha: para os meninos, multiplicar a estatura em centímetros por 2 aos 2 anos de idade dá uma estimativa aproximada do alvo de estatura final, mas nas meninas essa conta precisa ser feita aos 18 meses, para ter melhor precisão.

Outra opção seria calcular o alvo familiar pela altura dos pais, fazendo a conta que está na segunda foto da postagem. É também somente uma estimativa, inclusive com uma variação de 5 centímetros para cima e para baixo do número encontrado.

Essas contas e o alvo encontrado servem de norte ao longo do crescimento, ficando mais fácil identificar quando a criança sai muito do padrão esperado.

No fim das contas, mesmo com todo o avanço que a ciência teve ao longo de todas essas décadas, ainda segue válida a regra do 2x2 de antigamente, com uma correlação boa, comparada com os métodos mais acurados e modernos.

Curta os links abaixo e recebe de forma exclusiva as notícias do Portal O Novo Oeste.

Instagram

https://www.instagram.com/onovooeste/?hl=pt-br

Facebook

https://www.facebook.com/onovooeste/?eid=ARC47Mdx7... oOwKozhk2RIoFNK33rr8-87lgrcmCfUNw

Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Corbélia
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan