Na tarde desta quinta feira (07), aconteceu reunião entre os membros da diretoria do Sintrascoop (Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas na Região de Cascavel) e representantes do setor de relações sindicais e da gerência do DGP (Departamento de Gestão Pessoal), da Copacol, para tratar sobre a questão dos trabalhos aos domingos pela rede de supermercados da Cooperativa.
De acordo com o presidente do Sintrascoop, Clair Spanhol, conforme está evidenciado na nova legislação trabalhista, o acordo para os trabalhos aos domingos passaram a ser negociados entre o próprio cooperário e a cooperativa. Neste caso, o trabalhador não tem mais o amparo do Sindicato nas questões de escalas de jornadas de trabalho, apenas atua na fiscalização da carga horária de 44 horas semanais de trabalho.
"Convocamos a Copacol para que nos justificasse essa decisão, onde fomos prontamente atendidos e reclamamos da forma estabelecida. Diante das argumentações dos lideres sindicais a cooperativa se comprometeu a bonificar esse domingo com um adicional de R$ 35,00 de uma única vez, no vale alimentação como uma espécie de multa pela falta de comunicação a entidade sindical. Também manifestou posição contrária ao trabalho nos domingos. Mas o fato é que esta negociação não está mais sob a autonomia da entidade sindical", finalizou Spanhol.