Com o período de zoneamento agrícola em vigência, os produtores da área de atuação da Copacol e de todo o Paraná, já vivem a expectativa para a semeadura da soja, mas se esbarram nas atuais condições do clima, que permanece seco e sem previsões de chuva para os próximos dias.
Segundo o meteorologista, Luiz Renato Lazinski, há previsão da continuidade da estiagem nos próximos dias, o que impossibilita o produtor de fazer a semeadura da soja no momento.
Além do clima seco, outro fator destacado por ele, é em relação as altas temperaturas que devem permanecer no Estado.
"Este ano será um ano adverso aos anteriores, com bastante períodos de veranico, ou seja, com chuvas em períodos mais longos. Não teremos muitos dias seguidos de chuva, podendo ocorrer um período de até 20 dias entre uma chuva e outra", esclarece Lazinski.
O Gerente Técnico da Copacol, Fernando Fávero, orienta os produtores para que não tomem nenhuma atitude precipitada em relação a semeadura da soja.
"O importante é agir com cautela e aguardar as boas condições do clima, tanto para o manejo de plantas daninhas para aqueles que ainda não fizeram a aplicação, como para aqueles que já vão fazer a semeadura", alerta Fernando.