Considerada a principal cultura a ser cultivada pelos produtores do Paraná e também pelos cooperados da Copacol, os sojicultores da área de atuação da Cooperativa já vivem a expectativa para início da semeadura da soja, que deve começar a partir do dia 10 de setembro, quando se encerra o período de Vazio Sanitário e inicia o zoneamento agrícola.
De acordo com o Gerente Técnico da Copacol, Fernando Fávero, o clima seco dos últimos dias está desfavorável e desta forma os produtores aguardam a chuva para iniciar a semeadura da soja.
"Outro fator o qual o clima seco também está interferindo, é com relação ao manejo de plantas daninhas (Capim Amargoso e Buva), que é considerado um dos grandes desafios nesta safra, uma vez que as condições climáticas na pré-safra não são favoráveis para o manejo", conta Fernando.
Segundo o Gerente, a estimativa é que sejam semeados 170 mil hectares de soja na safra 2017/2018 em toda a região da Cooperativa e desta foram espera-se que o clima possa contribuir com o desenvolvimento da cultura durante o seu ciclo, para que assim os produtores possam alcançar uma boa produtividade e consequentemente mais rentabilidade.