O vice-presidente da Copacol, James Fernando de Morais, representou a Cooperativa no 4º Simpósio feed&food, realizado no Ahambi em SP, nos dias 29 e 30 de agosto. A Copacol foi uma das vencedoras da terceira edição do Troféu Curuca, premiação que reconhece empresas que não mediram empenho em espalhar os preceitos da responsabilidade ambiental por todo o País.
Também participaram do evento, representantes do Conselho Fiscal e Administração, produtores com os melhores índices de 2016 e representantes das equipes técnicas de suínos e aves.
A premiação foi entregue durante do 4º Simpósio feed&food, parte integrante do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs 2017), realizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA, São Paulo/SP). Lá, todos os elos da cadeia produtiva estiveram reunidos e atentos às principais novidades da sustentabilidade e do marketing.
A cooperativa colocou em prática uma busca contínua pelo desenvolvimento sustentável. Além de realizar um trabalho social, a Copacol também atua em quatro frentes sustentáveis: combate à poluição do ar, destinação e tratamento de resíduos orgânicos, recolhimento e realocação de resíduos de serviços de saúde, e por fim, tratamento de águas.
"Esta é nossa essência: desenvolver ações com investimentos que visam atender as demandas do seu quadro social, da sociedade e meio ambiente, de forma a oferecer oportunidades de diversificação das atividades do agronegócio aos cooperados, bem como ações de desenvolvimento e educação do quadro social, envolvendo seus familiares (adolescentes, jovens, esposas) e minimização dos impactos ambientais por meio de melhorias e busca de novas tecnologias para tratamento de resíduos, efluentes e poluentes atmosféricos", aponta o vice-presidente da Copacol, James Fernando de Morais.
O Troféu Curuca de Sustentabilidade é considerado o Oscar da Sustentabilidade do Agronegócio. A premiação foi criada para dar destaque àquelas empresas que incorporaram esse conceito no seu dia a dia, despertando um incentivo e estímulo para que o setor.