Reunidos na manhã desta terça-feira (11) em Cascavel, prefeitos da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) discutiram alternativas para fazer frente à crise econômica que assola a maior parte das prefeituras brasileiras. A reunião foi comandada pelo prefeito de Tupãssi, José Carlos Cal Mariussi, e reuniu cerca de de 30 chefes do Executivo dos municípios da região Oeste.
Além do tradicional corte de gastos de fim de ano, com redução das atividades do paço, corte de horas extras, redução de funções gratificadas e outras ações. Uma série de medidas foram sugeridas por parte do advogado Agnaldo Bondanese, contador e controlador da Prefeitura de Medianeira, especialmente convidado para o evento. Entre elas, a criação de uma comissão de controle e redução de despesas municipais. Essa comissão, uma espécie de gerenciadora de crise, faria a gestão dos recursos a serem aplicados no encerramento dos mandatos.
Foi sugerido também que os prefeitos enfrentem atos tidos como impopulares, mas que são necessários para que o início do próximo mandato se viabilize. A estratégia é abrir mão de uma série de decretos voltados à redução de despesas de pessoal e despesas em geral. Na reunião também foi discutida a antecipação de planejamento prévio necessário ao monitoramento de metas e a busca pelo equilíbrio das contas públicas.