Com aproximadamente 97% da área de milho segunda safra já colhida, os números referentes a produtividade superam as expectativas da Copacol, que era de receber mais de 10 milhões de sacas do produto.
Faltando aproximadamente 3% do milho a ser colhido, a expectativa já foi superada com o recebimento até o momento de 11,3 milhões de sacas.
Além da boa produtividade, a qualidade do grão é outro fator positivo nesta safra pois, contribui com os padrões de qualidade das rações que são utilizadas nas atividades de produção animal da Cooperativa, uma vez que o milho é a principal matéria prima para as fábricas de rações.
A produção que é considerada recorde está aliada ao aumento de área cultivada, mas também a profissionalização do produtor, ao cumprimento das recomendações técnicas na utilização de híbridos específicos para cada tipo de solo, clima e época de plantio, bem como das informações repassadas pela Cooperativa em seus eventos técnicos.
De acordo com o engenheiro agrônomo, Edenilson Gonçalves Miguel, a boa qualidade do grão está atrelada aos híbridos utilizados e às boas condições do clima durante a colheita, que também contribui com a agilidade no fluxo de recebimento devido aos índices menores de umidade do grão em comparação a safras anteriores.