O temporal que atingiu a região oeste do PR no dia 14, deixou um rastro de destruição e prejuízos para diversas pessoas.
Um dos seguimentos mais atingidos foram os produtores rurais, que tiveram os seus custos de produção elevados de forma significativa, devido aos gastos com o óleo diesel, para manter a geração de energia nas suas propriedades rurais com geradores.
Segundo o produtor rural e presidente da Acicaf Rivelino Skura, apenas nas suas atividades de avicultura e piscicultura, a estimativa é de R$ 50 mil em prejuízos.
“Já gastei 5 mil litros para manter os meus geradores 24 horas por dia ligados, e segundo a Copel, só vão restaurar a energia elétricas nas minhas propriedades que produzem peixes e frangos, na quarta feira dia 20, então no mínimo mais 2 mil litros, somado a troca de óleo do motor dos geradores o prejuízo pode passar de R$ 50 mil reais em uma semana sem energia”, ressalta Rivelino.
Esta é e preocupação de diversos produtores rurais da região Oeste, que nesta semana estão vendo o seu lucro do ano ir junto com este temporal.