Com a participação de 12 de cooperativas do Paraná, a Copacol foi anfitriã da 26ª edição do Jovemcoop, evento promovido pelo sistema Ocepar por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo o (Sescoop Paraná).
O Encontro sediado pela Copacol em Cafelândia, está sendo realizado hoje na Aercol (Associação dos Funcionários da Copacol) dia 26, e será concluído amanhã dia 27 de julho.
Após a recepção de todas as cooperativas realizada pelos jovens da Copacol junto com a Fanfarra do Município de Rancho Alegre, que faz parte de um dos projetos sociais que a Cooperativa patrocina na região, foi realizada a abertura do evento pelo vice-presidente da Copacol James Fernando de Morais, que destacou a importância de investir na capacitação da juventude cooperativista.
"Para a diretoria da Copacol, além de promover o desenvolvimento por meio de cursos e treinamentos para os jovens, é fundamental o investimento realizado na diversificação das propriedades, para oportunizar a permanência dos jovens no campo. Nestes dois dias, esperamos despertar ainda mais o interesse e a atuação dos jovens como protagonista em suas cooperativas, propriedades e nas comunidades", ressalta Fernando.
Dentro do tema desta edição que é "A Força Jovem do Cooperativismo do Futuro" a primeira palestra do evento foi ministrada pelo professor e especialista em agronegócios José Luiz Tejon, que abordou a responsabilidade que os jovens terão para acompanhar toda a evolução tecnológica que o mundo vem passando.
"Imagina os desafios que estes jovens vão ter daqui há 40 anos para produzir alimentos para uma população estimada de 10 bilhões pessoas, por isso é importante que eles trabalhem ativamente dentro das suas cooperativas, porque o cooperativismo é o melhor e mais organizado mecanismo para produzir alimentos e promover o desenvolvimento e a inclusão das pessoas", afirma Tejon.
Outro atrativo do evento são as atividades coordenadas pela Escola de Criatividade, de Curitiba, com exercícios práticos que estão despertando ainda mais a criatividade dos jovens.
Para jovem da Copacol Felipe Dalmagro, o evento está atendendo as expectativas e proporcionando a conscientização sobre a importância de continuar no campo, dando sequência na administração das atividades da família.
"Hoje além de estudar agronomia eu trabalho na propriedade da nossa família e pretendo dar continuidade na administração das nossas atividades dentro da agricultura e avicultura. Eventos como o Jovemcoop aliados aos treinamentos e cursos que a Copacol investem, permitem a nossa capacitação e mais chances para termos sucesso dentro do agronegócio", finaliza o jovem Felipe.
___________________________________________________________________
Participe do Grupo de WahtsApp, 'apenas' de Informações e Notícias do O Novo Oeste:
https://chat.whatsapp.com/HjDv9T5nHWNHIOi4LVJEPX
Acompanhe também as notícias no Facebook:
https://www.facebook.com/O-Novo-Oeste-1604646026437443/