Os motoboys que participaram da atividade tiveram contato com diversas temáticas. Cada órgão parceiro montou uma tenda e apresentou informações, equipamentos e materiais educativos relacionados a cuidados na direção, infrações de trânsito e tipos de traumas mais comuns em acidentes.
Os profissionais dos órgãos envolvidos compartilharam um pouco da experiência adquirida e repassaram dicas de segurança aos motociclistas, que foram orientados sobre o papel de cada instituição no trânsito urbano e como podem ter apoio em caso de necessidade.
Além do BPTran e do Detran-PR, a ação contou com a Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Guarda Municipal, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Observatório Nacional de Segurança Viária e Escola de Trânsito do Detran-PR.
Marcia Dias Marques Cordeiro foi habilitada para moto no ano passado. Para ela, o contato fez toda a diferença para ter mais habilidade na condução de sua scooter.
“Aprendi mais sobre as infrações de trânsito. Outro ponto importante foi sobre os acidentes e os tipos de traumas com motocicletas, o tipo de capacete ideal para evitar lesões mais graves, enfim, muitas informações que só agregam para à minha segurança”, disse.
De acordo com o coordenador de Educação do Detran-PR, Michael Bogo, o resultado foi positivo e a expectativa é que esse trabalho seja expandido. “Conseguimos envolver todos os parceiros do trânsito e passar o recado aos motociclistas sobre a importância dos cuidados na direção. O que fizemos foi o primeiro passo para iniciar um novo projeto e, assim, disponibilizar esse curso de grande importância para uma quantidade muito maior de pessoas”, afirmou.
PRÁTICA
O pátio do Detran-PR foi preparado para receber os motociclistas e os integrantes da Companhia Tático Móvel de Trânsito (Cotamotran) prepararam alguns desafios para os participantes das instruções práticas em baixa velocidade. O primeiro foi o slalom, para estimular a habilidade de desvio de obstáculos entre os cones. A segunda manobra foi o oito, com curvas para a direita e esquerda, e a terceira trabalhou os tipos de frenagem.
“Apresentamos a eles algumas técnicas que podem ser muito importantes para evitar acidentes nas ruas. Nosso objetivo foi mostrar que a moto é uma máquina que depende do controle do seu condutor para que seja usada com responsabilidade. É necessário ter respeito e controle sobre o veículo, e o controle se adquire com a prática”, explicou Bogo.